Defensores do meio ambiente: pais que fazem o saneamento acontecer

Defensores do meio ambiente: pais que fazem o saneamento acontecer

“É muito legal poder trabalhar no saneamento, contribuir com a qualidade de vida de tantas pessoas e ser visto pelos nossos filhos como heróis”, disse Jones Maia de Andrade, em vídeo no Instagram da Aegea.

Ao lado da filha, Júlia, de seis anos, o coordenador Comercial da Águas do Rio conta que é visto por ela, junto com os amigos de trabalho, como um defensor do meio ambiente. 

A conversa deles mostra, de modo muito simples, a importância de cuidar das pessoas e do meio ambiente, contribuindo para a construção de gerações mais conscientes. “Com certeza, quero trabalhar com você”, diz ela.

O legado construído no dia a dia das famílias

Levar água tratada, coletar e tratar o esgoto, cuidar das pessoas é o trabalho de Jones, que a filha tanto admira. “Saneamento é poder cuidar das pessoas, é levar qualidade de vida, a gente vê tantas famílias sem esse bem essencial e contribuir para mudar isso é o que me move”, conta Jones.

Jones e Júlia nasceram em Manaus. Foi o trabalho em saneamento que os levou ao Rio. “Trabalhava na Águas de Manaus quando a Aegea venceu o leilão que deu origem à Águas do Rio e em 2021 fui transferido”, conta ele. 

Desenvolvimento compartilhado

“Estou me desenvolvendo junto com a empresa – fui contratado como motorista e encanador, agora cuido de estratégias do negócio e supervisiono mais de 300 equipes. Minha filha acompanha toda essa história”, diz. 

Quando está passeando com a filha nas ruas, ela se admira quando vê uma equipe da Águas do Rio trabalhando, entre as tubulações e equipamentos. “Fui atraído para o saneamento por conta disso – fiquei encantado ao ver uma equipe da concessionária de Manaus trabalhando na rua. Fui lá na empresa levar meu currículo e, aos 19 anos, fui contratado”, conta Jones.

Profissional além da conta

Aproveita cada oportunidade para ir além da conta. Se formou em Logística e é pós-graduando em Gestão Ambiental pela FGV. “Fico orgulhoso ao ver os avanços do saneamento, uma praia como a do Flamengo apresentar melhores condições de banho. Meu sonho é ver a minha filha, aos 20 anos, vivendo no Rio, e a cidade estar muito mais avançada em saneamento. É isso que me move”, afirma. 

Júlia e Jones foram escolhidos pela Aegea para homenagear a relação de pais e filhos entre os mais de 16 mil colaboradores da empresa.

Pular para o conteúdo