Efluente cristalino

Texto: Matheus Maderal

Cartão-postal de Mato Grosso do Sul – e considerada a capital nacional do ecoturismo –, Bonito (MS) é referência não apenas de preservação ambiental, mas também exemplo do nível de excelência e qualidade que se pode atingir em termos de saneamento básico.  

Modelo em tratamento de água e esgoto

Além das belezas naturais e da fauna exuberante, o turista que chega em busca das atrações internacionalmente conhecidas encontra uma infraestrutura modelo no tratamento da água e do esgoto. Bonito (MS) foi a primeira cidade do estado a universalizar o saneamento básico.

A cidade que se tornou conhecida por seus rios de águas cristalinas, que remetem a um aquário, recebe também um tratamento de esgoto especial. Ele acontece na Estação de Tratamento de Esgoto Bonito e faz com que o produto que é devolvido à natureza seja tão cristalino quanto a água dos rios da região.

Efluente tratado em estação de água

“Como a maioria das estações, a ETE Bonito possui dois reatores UASB – uma tecnologia de tratamento biológico de esgoto baseada na decomposição anaeróbia da matéria orgânica. A diferença é que depois, quando o esgoto já está tratado, o efluente, que já está pronto para ser lançado na natureza, passa por mais um processo”, conta a coordenadora regional da Ambiental MS Pantanal, Letícia Yule. 

O segundo processo, de tratamento físico-químico, acontece em uma ETA. Isso mesmo, em uma estação de tratamento de água. “É uma ETA completa, com três floculadores em série, decantador, quatro filtros de areia recíproca e câmara de contato para desinfecção. Quer dizer, não devolvemos ao receptor um efluente, mas uma água tão cristalina quanto a dos rios da região”, explica Letícia.

A ETA devolve a água ao Rio Bonito, que logo depois se junta ao Rio Marambaia, onde existe um dos pontos turísticos da região. Pela manutenção da água cristalina, o meio ambiente agradece. Os moradores e turistas também. Afinal, tratar o esgoto coletado para a Aegea é o fechamento de um ciclo todo de cuidados que incluem investimentos, tecnologia e capacitação profissional.

“Tratar esgoto é fechar um ciclo produtivo – essa água devolvida foi coletada, tratada e distribuída. Uma vez entregue aos moradores, o esgoto foi gerado, coletado, tratado e devolvido ao corpo hídrico. Este é o maior compromisso ambiental das unidades da Aegea, pois o cuidado é feito de forma integral, no ciclo completo, mantendo assim os estoques de água que vão ser usados não só agora, mas pelas próximas gerações”, afirma Clayton Bezerra, diretor-executivo da Ambiental MS Pantanal.

Pular para o conteúdo