Embaixadores do Saneamento: ação envolve mais de 2000 alunos

Embaixadores Aguas Rio Aegea

Imagine um jogo de tabuleiro gigante onde crianças interagem e aprendem. Agora, pense nos resultados que esta ação pode gerar se o tema abordado for saneamento e meio ambiente.

Esta é a iniciativa da Águas do Rio ao levar atividades lúdicas para mais de 2000 alunos de escolas públicas de São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Tanguá, Saquarema e Paquetá.

Com a ação, eles se tornaram Embaixadores do Saneamento. A ação integra eventos que a concessionária começou a promover em comemoração ao  mês do meio ambiente.

Circuito de palestras

A programação inclui também um circuito de palestras. As escolas recebem a equipe de Responsabilidade Social da concessionária que inicia as atividades com uma rápida aula teórica sobre o saneamento básico. O caminho da água, o descarte correto de resíduos, entre outros temas que os alunos terão que responder durante o jogo de tabuleiro humano, são desenvolvidos para fixar o conhecimento adquirido de forma lúdica e divertida.

“O óleo, a gente pode colocar em uma garrafa pet, nunca no ralo”. “A caixa d`água também precisa estar limpa para não sujar a água tratada que a gente recebe na nossa casa”. Respectivamente, as melhores amigas Júlia Tavares e Pérola Aguiar, que são alunas do 3º ano da Escola Municipal Professora Marlucy Salles de Almeida, no bairro Trindade, em São Gonçalo, mostraram um pouco do que aprenderam.

Meninas Aguas Rio Aegea

Legado na educação

A Águas do Rio pretende complementar as atividades regulares desenvolvidas em sala de aula e incentivar uma rotina de comportamentos sustentáveis nas famílias.

Cada unidade escolar participante ficará com um tabuleiro humano em seu acervo para dar continuidade à proposta da concessionária. Além disso, haverá sorteio de versões menores do jogo entre os alunos.

“A escola é o local ideal para formar multiplicadores de conhecimento, pois os estudantes são os futuros agentes transformadores da sociedade”, diz Adriana Lo Preste, coordenadora de Responsabilidade Social da Região Leste da Águas do Rio.

Pular para o conteúdo