Elas atuam em papéis fundamentais nos serviços de esgoto do Crato

Elas atuam em papéis fundamentais nos serviços de esgoto do Crato

Atuar em um ambiente dominado em sua maioria por homens não é tarefa fácil. Mas isso não virou uma dificuldade para a dupla Carolina Serafim e Elane Maria da Silva, ao contrário, a missão é “tirada de letra” diariamente. 

Elas atuam no time da concessionária Ambiental Crato (CE) e contam que um dos principais desafios, seja no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, ou em todos os dias, é ser sua melhor versão a cada dia.

De porta em porta

Elane Maria da Silva, 31 anos, atuava como entregadora na Saaec, a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato. Em agosto de 2022, quando a Ambiental Crato assumiu os serviços de esgoto e relacionamento com o cliente na cidade, a colaboradora foi convidada a participar do processo seletivo. 

Após cumprir as etapas, passou a fazer parte do time da empresa na área de leitura. Diariamente, Elane percorre as ruas da cidade, visitando as casas e conferindo hidrômetro por hidrômetro, imprimindo e entregando as faturas no mesmo instante nas mãos dos clientes.

Única mulher entre os leituristas

“Eu gosto do que faço, sou esforçada e me motivo todos os dias. Vejo que posso atuar em qualquer função. Antes de trabalhar no saneamento já fiz diversos trabalhos – até de ajudante de pedreiro e jardineiro. Acredito que hoje em dia a mulher se encaixa onde ela quiser. O meu sonho é fazer uma faculdade e seguir crescendo profissionalmente”, diz. 

Entre os nove leituristas da concessionária, ela é a única mulher. O fato é visto pela colaboradora como motivação para fazer o seu melhor todos os dias. Em média, cerca de 2.500 faturas são impressas por dia.

Evolução e crescimento na Aegea

Carolina Serafim tem trajetória de evolução e crescimento dentro da Aegea. Advogada, tem várias pós-graduações em Direito (da Infraestrutura e Regulação, Direito Civil e Processo Civil, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho) e em Gestão de Negócios com ênfase em Infraestrutura. 

Há quatro anos, entrou para o setor de saneamento como gerente jurídica na Águas de Manaus. Atualmente, é diretora-presidente na Ambiental Crato.

A executiva lidera um time de mais de 70 pessoas na cidade do Crato. Para ela, o maior atrativo em atuar no setor é o impacto positivo que ele promove na vida das pessoas, e isso está intimamente ligado ao seu propósito de vida. 

“Desde que entrei no grupo deixei claro que pretendia estar na gestão e minha formação foi toda voltada para chegar até aqui. Gerar saúde e qualidade de vida para as pessoas é o maior benefício em transformar vidas por meio do saneamento”, destaca.

Pular para o conteúdo