Escola construída por concessionária leva esperança para área rural de Timon

Escola construída por concessionária

A emoção tomou conta de alunos, professores e todos os envolvidos com a construção da nova escola na comunidade Piranhas, que fica na zona rural de Timon (MA). Construída pela concessionária Águas de Timon e prefeitura municipal, ela será um marco para o local.

Mais vontade de aprender

“A gente fica feliz com essa nova escola. Dá mais vontade de aprender e ajuda a gente a acreditar em um futuro ainda mais incrível para nós, alunos. Obrigada a quem ajudou a tornar esse sonho uma realidade’’, disse a representante dos alunos, a estudante Lia Raquel, durante a inauguração da escola Norberto Moreira Lima, no início de março.

As palavras dela expressam os sentimentos que renovam o cenário da educação e da qualidade de vida dos moradores da pequena comunidade de Timon, que fica a 329 km da capital do Maranhão, São Luís. Mas fica a apenas 4 km de Teresina (PI), cidade vizinha, apesar de ser em outro estado.

Acessibilidade, salas climatizadas, informática e multimídia

A  estrutura da nova escola atende às recomendações técnicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Possui acessibilidade e conta com todas as salas climatizadas, importante por causa das altas temperaturas locais. Dos três banheiros, um é adaptado.

Os alunos do ensino fundamental têm agora seis salas de aula, uma especial para informática e outra de multimídia, além de pátio coberto e horta comunitária. Com mais de cinco mil metros quadrados, a escola tem capacidade para 166 alunos, na faixa etária de 6 a 14 anos.

“Sou diretora há quase 9 anos da mesma escola e compartilho da felicidade em ter uma nova estrutura. É a realização do sonho que sempre acreditamos e se tornou realidade”, disse a diretora Leonara Lima Farias. A expectativa para o aprendizado com a nova estrutura é grande, segundo ela.

Horta comunitária

Com a inauguração da escola, os alunos ganharam uma horta comunitária. Chamada Cantinho Verde, ela tem um caráter sustentável em sua estrutura, pois a água utilizada na irrigação vem dos splits (climatizadores da escola), gerando uma cadeia de reaproveitamento de recursos naturais.

Todo o projeto foi pensado para ser um ambiente que carrega mensagens de sustentabilidade, de saneamento, de símbolos do cuidado com a natureza e seus recursos, influenciando positivamente a aprendizagem das crianças e jovens no dia a dia do ensino.

‘’São melhorias para toda a cidade, pois inclui projetos sociais, saneamento e educação. Foram vários os desafios, mas concretizamos a entrega dessa escola que traz novas oportunidades e a esperança de um futuro melhor, que caminha junto com a sustentabilidade”, afirmou a prefeita Dinair Veloso.

Maior ETE do município

A nova sede da escola faz parte de uma contrapartida social da concessionária. Ela substitui a antiga edificação escolar que era localizada na área onde hoje está sendo construída a nova estação de tratamento de esgoto. A ETE na comunidade Piranhas será a maior ETE do município.

O investimento faz parte das obras do Programa Timon Saneada 2. Com ele, Timon saltará de 3% para 33% na cobertura de esgoto ainda este ano. Foram investidos aproximadamente R$ 37 milhões de reais e a expectativa da concessionária é investir R$ 168 milhões em obras até 2026.

Momento especial para a Águas de Timon

Por tudo isso, a inauguração foi um momento especial também para a Águas de Timon. O diretor-presidente da concessionária, Jacy Prado, destacou o esforço dos envolvidos na entrega significativa da escola para o município, que considera um presente para a população de Timon.

“Estamos pensando em um futuro com mais educação, com mais valores sustentáveis e que se integra aos grandes avanços que a empresa faz com as obras de saneamento’’, disse o diretor-presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.

Inaugurada em 4 de março, a escola faz uma homenagem a Norberto Lima, nascido em 1947 na localidade Barra das Pombas, zona rural do município. Ele foi professor na localidade e ajudou na educação de muitas crianças.

Pular para o conteúdo