Estudo analisa causas da poluição em praias do Espírito Santo

ESG_MA2_Poluicao_praias_

Esgoto sem tratamento lançado de forma irregular nos córregos e até mesmo nas redes de esgoto são um dos principais vilões da poluição das praias de Serra (ES). A constatação vem de um estudo realizado a partir de um pedido do Ministério Público Estadual. Coordenado pelo Departamento de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Serra (ES), o levantamento técnico contou com a colaboração da Ambiental Serra.

Esgoto sem tratamento lançado de forma irregular

“O trabalho foi feito com foco em cinco frentes – ligações clandestinas, sistema de drenagem, ocupações irregulares, resíduos e análises laboratoriais. Ficou evidente o grande impacto gerado pela disposição irregular de resíduos urbanos e de construção civil, das ligações clandestinas com descarte irregular de esgoto in natura direto nos córregos e da presença de ocupações irregulares”, ressalta o diretor-presidente da Ambiental Serra, Justino Brunelli.

Os bairros com influência direta na bacia do córrego foram analisados. O grupo de trabalho percebeu um alto índice de adesão e cobertura de rede de esgoto. Na região estudada, 97% do total de imóveis já é atendido pelo sistema de coleta e tratamento de esgoto. Todo o esgoto coletado pela Ambiental Serra é tratado segundo rígidos controles de qualidade.

Lixo no fundo do córrego

“A degradação do Córrego Laripe é resultado de diferentes fatores ao longo de décadas. O córrego possui baixa vazão de água corrente, fazendo com que os resíduos lançados irregularmente, como plásticos e vidros, por exemplo, se acumulem no fundo, junto com outros em decomposição. Em período de chuvas mais intensas, acontece o revolvimento das águas do córrego com os sedimentos depositados no fundo, formando uma coloração escura na água que chega até o mar. Isso já aconteceu na Praia de Manguinhos em 2019”, explica Justino Brunelli.

Depois de atestar a infraestrutura da rede coletora de esgoto na região, estão sendo tomadas as devidas providências. As medidas incluem identificação das ocupações irregulares, fiscalização do lançamento de resíduos sem tratamento no Córrego Laripe ou depositados em suas margens. Criado em 2019 após a instauração de inquérito pela 7ª Promotoria de Justiça Cível de Serra, do Ministério Público Estadual, o grupo continua atuando.

Faça a sua parte

– Se há rede de esgoto disponível, faça sua ligação. Entre em contato com a concessionária responsável pelo serviço de esgoto pelo número 115 a qualquer hora do dia ou da noite. A chamada é gratuita.

– Antes de lavar a louça, limpe as sobras de comida e jogue no lixo.

– Não descarte no vaso sanitário bitucas de cigarro, fio dental, absorventes e outros.

– Óleo de fritura descartado na tubulação endurece e facilita que outros resíduos “grudem” na rede, gerando obstrução. O correto é colocar o óleo usado em garrafas de plástico e entregá-lo para reciclagem. Várias concessionárias da Aegea têm um projeto de coleta, o De Olho no Óleo. – Restos de eletrodomésticos, construção e móveis devem ser descartados em locais apropriados e longe de córregos e rios.

Pular para o conteúdo