Expectativa pela rede de esgoto em cidade histórica de Santa Catarina

Esgoto Santa Catarina

O aposentado José Carlos Tonioti, morador da Rua São Paulo, na Praia da Enseada, em São Francisco do Sul (SC), observa as obras da rede de esgoto e, vez por outra, troca uma palavra com a equipe que está trabalhando na obra. Ansioso por ligar a casa à rede de esgoto, Tonioti elogia a qualidade do serviço que está sendo realizado. “As pessoas são imediatistas e não entendem que uma obra tem várias fases”, diz. “Quando se faz uma obra desta natureza é preciso observar cada etapa. Nós chegamos a oferecer café com bolo para a equipe, mas num primeiro momento eles ficaram constrangidos e não queriam aceitar”, contou.

Morador há 37 anos na Enseada, o aposentado avalia que, para cada tipo de terreno, é preciso um tipo de intervenção e muitas vezes é preciso esperar um tempo para que a recomposição seja realizada. Com opinião semelhante, o também aposentado Antônio Luiz Martins Filho, morador da Rua Rio de Janeiro, lembra que, quando são realizadas obras de intervenção em vias públicas, sempre vai haver inconvenientes. Mesmo assim, para ele, as obras da rede de esgoto estão dentro do esperado. “A rede era há muito aguardada por todos nós. Quando for autorizado, vou ligar a minha casa à rede de esgoto sem problemas”, acrescentou.

Uma nova realidade para o saneamento de São Francisco do Sul

Com nove diferentes frentes de trabalho focadas na instalação das tubulações nas vias públicas, as obras do sistema de esgoto da Enseada são de responsabilidade da Águas de São Francisco do Sul e já contam com mais de 4.500 metros de rede implantados. A expansão das redes se altera diariamente, dependendo das características de cada local e trecho.

Atualmente as equipes estão atuando em 12 frentes de trabalho. O engenheiro Pedro Escobar Senra, supervisor da obra, explica que esta é planejada de forma a provocar o menor transtorno possível às pessoas, que são orientadas a respeitar as sinalizações, evitando o acesso próximo das valas. A concessionária reforça o pedido de desculpas pelos transtornos momentâneos e lembra que os benefícios das obras serão a longo prazo, trazendo impactos positivos no desenvolvimento da cidade, com ganhos na saúde, qualidade de vida, economia, valorização imobiliária e preservação dos recursos naturais.

Depois de implantar a rede, a Águas de São Francisco do Sul recupera as condições de trafegabilidade das ruas e de locomoção das calçadas. Os pavimentos são recompostos após a conclusão da rede coletora e das ligações domiciliares. Para recomposição do pavimento é necessário que base, sub-base e subleito estejam o mais próximo possível da umidade ótima, para que não ocorram recalques diferenciais. Após a implantação da rede, é importante que a população aguarde a notificação formal da concessionária para fazer a interligação ao sistema. Até lá, os moradores deverão permanecer utilizando os sistemas individuais.

Pular para o conteúdo