O novo sistema de esgotamento sanitário de Ariquemes, em Rondônia, foi inaugurado na terça-feira, 30 de abril, com clima de festa para os moradores. O líder comunitário conta que o avanço do saneamento é motivo de felicidade e de melhoria para a saúde dos moradores.
“Quando eu cheguei aqui (Ariquemes), em 1986, assustei com a fossa, nem conhecia. Então, quando falaram que seria feita a estação de tratamento do esgoto, foi a maior alegria, porque é saúde, o saneamento básico é importante”, diz Marcos José, líder comunitário do Setor 1, o primeiro bairro a ser beneficiado com a construção da nova ETE.
Estrutura amplia para 22% a rede de coleta e tratamento de esgoto
Além da ETE, a nova estrutura inclui a implantação de cerca de 40 quilômetros de redes coletoras e a estação elevatória de esgoto (EEE). Com os investimentos, o município chega a 22% de cobertura de esgotamento sanitário.
A cidade já conta com mini ETEs, que atendem os bairros Zona Sul e Feliz Cidade.
Cerca de R$ 30 milhões em investimentos
As obras foram executadas pela Águas de Ariquemes, que fez um investimento de cerca de 30 milhões de reais. A previsão para os próximos cinco anos é investir cerca de 50 milhões de reais, com a implantação de mais 120 quilômetros de novas redes.
“Até o final do ano teremos 30% de cobertura de rede de esgoto. E, nos próximos cinco anos, queremos fechar com 70% de cobertura, trazendo muitos benefícios à saúde pública”, destacou a prefeita de Ariquemes, Carla Redano.
Promovendo desenvolvimento sustentável
A ETE Jamari atenderá inicialmente a mais de 6.000 imóveis aptos à conexão. A estação de tratamento é composta por 15 tanques divididos em três etapas de tratamento, com capacidade de tratar 20 litros de esgoto por segundo.
Conta com equipamentos modernos e tecnologia, atendendo às exigências e normativas ambientais de tratamento. “Estamos empenhados em promover o desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, destacou o diretor-presidente da Águas de Ariquemes, Ary Carlos Laydner.
Esgoto coletado e tratado é presente para a cidade
O empresário João Gonçalves, proprietário da maior rede de supermercados de Rondônia, assinou o primeiro contrato de prestação de serviço de esgotamento sanitário do município. “É uma expectativa que a gente tinha há muito tempo, de ter rede de esgoto na nossa cidade. É um presente essa ligação e a gente agradece muito”, disse.