O Festival Pacto das Pretas acontece em 2025 em três cidades — Rio de Janeiro, São Paulo e Recife — com o objetivo de fortalecer o movimento pela equidade racial e de gênero no Brasil.
Ano após ano, o Instituto Aegea, por meio do Programa Respeito Dá o Tom, marca presença no evento com a participação ativa de seus comitês e lideranças, reafirmando seu compromisso com a diversidade, a inclusão e a transformação dos espaços corporativos.
Em 2025, o Instituto amplia sua atuação e se destaca como um dos principais patrocinadores do festival, contribuindo com painéis, ações e trocas estratégicas que inspiram e impulsionam o avanço da equidade no país.
“O Respeito Dá o Tom é mais que um programa: é uma expressão do nosso compromisso diário com a diversidade e inclusão. Sabemos que não é apenas por meio de ações pontuais que transformamos realidades, mas sim pelo engajamento contínuo e pela construção coletiva de um ambiente de respeito, empatia e valorização de todas as identidades”, destaca Lisandre de Assis Dauber, gerente de Responsabilidade Social, que representou o Instituto Aegea no evento.
Uma jornada contínua de transformação
A primeira etapa do Festival Pacto das Pretas 2025 aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de julho, com a presença da Águas do Rio e Prolagos, e seguiu para São Paulo no dia 25 de julho, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.
Esse marco simbólico reforça a importância da luta e do reconhecimento das mulheres negras, e teve como palco o Teatro SESI, na Avenida Paulista — onde a potência, o protagonismo e a resistência da mulher negra foram os grandes destaques da programação.
Em São Paulo, o evento contou com a palestra magna de Djamila Ribeiro, filósofa e uma das mais importantes vozes da luta por equidade racial e de gênero no Brasil. Em sua fala, Djamila trouxe reflexões potentes sobre os desafios enfrentados pelas mulheres negras no mercado de trabalho e reforçou que a transformação real acontecerá quando a diversidade for um valor plenamente incorporado à cultura das organizações — e não mais uma pauta a ser justificada.
Respeito Dá o Tom no festival: reflexões e compromissos
Na etapa carioca, a colaboradora Luana Braguin, gerente de Relacionamento e integrante do Comitê do Respeito Dá o Tom da Corsan (RS), realizou uma apresentação no formato TED Talk. Em sua fala, compartilhou a trajetória do RDT e evidenciou como a iniciativa tem contribuído para transformar a cultura corporativa e ampliar o protagonismo negro na empresa. Com potência e sensibilidade, destacou a evolução do programa e seu papel fundamental no fortalecimento da cultura inclusiva da Aegea.
Já em São Paulo, Keilla Martins, coordenadora corporativa do Programa Respeito Dá o Tom, integrou o painel Ascensão Profissional e Liderança Negra: Como Romper Barreiras no Mercado Corporativo. Apresentou a trajetória da Aegea na construção de uma cultura organizacional mais inclusiva e destacou como o Respeito Dá o Tom tem sido uma ferramenta estratégica de reparação histórica e promoção da equidade racial no ambiente corporativo.
Sua participação reforçou o compromisso da companhia com a valorização da liderança negra e o enfrentamento das desigualdades estruturais no mercado de trabalho. “Estar no Festival Pacto das Pretas reforça nosso compromisso com a diversidade, que é um tema urgente e transformador. O Respeito Dá o Tom tem sido um pilar fundamental para a aceleração da equidade de gênero e a promoção de mais representatividade negra e feminina em posições de liderança”, disse.
Pacto pelo futuro
As três primeiras edições foram realizadas sob o nome Fórum Pacto das Pretas. A iniciativa nasceu como estratégia do Pacto de Promoção da Equidade Racial para que as mulheres negras sejam ouvidas e ocupem o centro das discussões nas empresas, alinhando-se no combate ao racismo e ao sexismo.
Signatária do Pacto de Promoção da Equidade Racial desde 2024 — iniciativa que propõe um Protocolo ESG para o Brasil — a Aegea sai ainda mais fortalecida do evento.
“O Festival Pacto das Pretas é um marco na luta por equidade racial e de gênero no Brasil, e a Aegea, por meio do programa Respeito Dá o Tom, consolida-se como parceira essencial nesse movimento de transformação. Juntos, reafirmamos o compromisso com a promoção da diversidade, a valorização da liderança negra e a construção de um futuro mais justo, inclusivo e representativo para todas as pessoas”, diz Keilla.
“O Pacto das Pretas defende o posicionamento estratégico das mulheres negras nas posições de liderança nas empresas. Temos um protocolo com recomendações para que as empresas adotem ações afirmativas e, dentro desse recorte, priorizem as mulheres na implementação de políticas, ações e estratégias. É um espaço de troca, conhecimento, fortalecimento, capacitação e letramento, onde todas as pessoas negras e não negras, homens e mulheres, são bem-vindas para entender o lugar de protagonismo dessa mulher na sociedade”, explica Gibson Trindade, gerente do Pacto de Promoção da Equidade Racial.