Futuro mais arborizado

Menina com muda de árvore

Elas melhoram a qualidade do ar, contribuem para o equilíbrio ambiental, ajudam a controlar as chuvas, a temperatura, a erosão e a quantidade de água dos mananciais. Também protegem o solo e a preservação da produção natural da água. De olho em tudo isso e para garantir um futuro mais arborizado e sustentável, as unidades da Aegea fizeram de setembro um mês ainda mais verde.

Teve atividades de conscientização, doação e plantio, muito plantio. Só para ajudar a recuperar mata ciliar do Rio Formosinho, em Bonito (MS), foram mil mudas. Doadas pela Ambiental MS Pantanal, elas foram plantadas pelo coletivo Mil pelo Planeta, sob supervisão de especialistas com conhecimento agroflorestal. Uma das dicas foi a utilização de sementes produzidas no local, conhecidas como crioulas. 

Na capital do Estado, Campo Grande (MS), o plantio aconteceu em uma das áreas atingidas por um grande incêndio em agosto, no Parque dos Poderes. Para reflorestar o local que abriga uma reserva de Cerrado, foram doadas 500 mudas de espécies nativas – ipês, jacarandá, imbirussu, jatobá, entre outras. Todas foram cultivadas no Viveiro da Águas Guariroba, que tem capacidade para produzir 50 mil mudas por ano.

Bem longe dali, na Região dos Lagos (RJ), teve plantio simbólico. Sessenta espécies de árvores nativas serão plantadas em uma área de 1,5 hectare às margens da Lagoa de Juturnaíba, importante manancial que abastece os municípios atendidos pela Prolagos (RJ). A ação faz parte do Revivendo Águas Claras, programa de recuperação e conservação das matas ciliares da Bacia Hidrográfica do Rio São João.

Na Aegea Mato Grosso (MT), quem foi a alguma unidade da empresa no Dia da Árvore ganhou mudas e sementes. Em Marcelândia, Sinop e Sorriso, os estudantes ficaram encantados com o concurso de desenhos e a palestra. “Gostei bastante das dicas e principalmente de saber de onde a água vem até chegar à torneira das casas”, comentou Arthur Gabriel de Souza, de 9 anos. O dia terminou com um bate-papo com os profissionais que atuam na limpeza urbana do município de Sinop.

Pular para o conteúdo