Hidrantes: fundamentais na estiagem e no controle da qualidade da água

Hidrante
Texto: Márcia Rocha e Renan Cabral

Eles podem parecer um equipamento antigo e defasado, mas os hidrantes continuam sendo muito importantes no combate aos incêndios e queimadas. Além de fundamentais no período de estiagem, quando as ocorrências aumentam, ajudam também no trabalho das concessionárias de água.

Servem como ponto de coleta de água para o controle da qualidade. Também são de suma importância para fazer a descarga na rede de abastecimento. Ou seja, eles são essenciais para fazer uma despressurização ou limpeza da rede, em momentos de manutenções.

Para lembrar da importância de mantê-los sempre bem-conservados, a Águas de Ariquemes, em Rondônia, e a Águas de Teresina, concessionária da Aegea no Piauí, se aproximam cada vez mais das unidades do Corpo de Bombeiros em suas cidades.

Descarga na rede de abastecimento

O serviço de descarga é uma atividade prevista no escopo de trabalho de todas as concessionárias de abastecimento de água. Ele acontece, por exemplo, quando é feito um reparo de vazamento de rede, sendo necessária a abertura do hidrante mais próximo para que não haja o risco de que, caso a água apresente algum resquício de sujeira, não chegue às residências.

“É importante que a população, ao ver um hidrante jorrando água, entenda que esse procedimento não se trata de um desperdício, mas faz parte de uma rotina normal conhecida como descarga de rede, cuja ação é sempre sinalizada com uma placa informativa de que está sendo realizado uma manutenção na área”, explica Murilo Formiga, gerente de Operações da Águas de Teresina.

Manutenção do hidrante

Como o hidrante também é utilizado pelo Corpo de Bombeiros, tem que estar pronto para uso em qualquer situação emergencial da cidade. Na capital do Piauí, quem faz a manutenção do equipamento, deixando-o apto para utilização imediata pelos bombeiros, é a Águas de Teresina. A descarga de água é uma das formas de limpar o hidrante.

“Como também são essenciais em caso de incêndios, os hidrantes precisam estar em pleno funcionamento para servir com eficiência ao Corpo de Bombeiros. Além de atuar na melhoria da qualidade de vida da população, a partir do saneamento, a empresa também tem o compromisso de garantir a segurança da cidade. Caso ocorra algum incêndio, o Corpo de Bombeiros terá uma maior eficácia de resposta para resolver o problema”, finaliza Murilo.

Aproximação entre concessionárias e Corpo de Bombeiros

No dia 15 de fevereiro, representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Ariquemes visitaram a sede administrativa da concessionária para conhecer melhor o trabalho realizado. A visita fez parte da agenda positiva da corporação militar com a concessionária, que busca maior aproximação para realização de ações sociais.  Entre elas está a avaliação dos hidrantes da cidade.

Para o Corpo de Bombeiros, o equipamento é fundamental nas operações relacionadas ao período da estiagem, estação sujeita a queimadas e incêndios. Já a concessionária o hidrante viabiliza o controle de qualidade da água. São utilizados também como pontos de descargas em momentos de manutenções.

“Tanto a Águas de Ariquemes quanto o Corpo de Bombeiros trabalham com a água e os hidrantes são um ponto em comum na nossa atuação. Nesta visita estamos conversando sobre o mapeamento estratégico dos melhores locais na cidade”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Odoni Savegnago Lopes.

Ações sociais

A aproximação entre as instituições é antiga e tem o intuito de promover benefícios para a sociedade. O projeto Bombeiro Mirim, idealizado pelo Corpo de Bombeiros, conta com o apoio da concessionária, contemplando crianças e adolescentes de Ariquemes.

“Estreitando os laços é possível pontuar melhorias que a concessionária e nós podemos realizar juntos. Temos um desejo em comum que é o desenvolvimento de Ariquemes e a melhora da qualidade de vida”, comentou o diretor-presidente da Águas de Ariquemes, Eduardo Lana.

O uso do hidrante provoca falta de água?

Faltas de água ocorrem geralmente por conta de vazamentos, que resultam em manutenções emergenciais. Então, a falta de água não ocorre por conta de um hidrante jorrando, mas por conta de algum vazamento, que para ser consertado é necessário que seja feita a abertura deste equipamento, para que ocorra a descarga de rede e se realize desta forma a manutenção.

Pular para o conteúdo