Janeiro Branco: é tempo de cuidar mais da saúde mental e emocional

Texto: Rosiney Bigattão

Acordou mal-humorado e tem uma reunião de trabalho logo cedo? Espalhar o mal-humor só vai piorar as coisas, portanto, a melhor saída é estampar um sorriso no rosto e dar um bom dia a todos com muita alegria.

Longe de uma situação forçada, é um exercício com resultados comprovados: estudos comprovam que o sorriso é o melhor remédio. O site do HCor, Associação Beneficente Síria, informa que sorrir diminui a intensidade de emoções negativas, como a tristeza, e relaxa o corpo inteiro, aliviando a tensão e o estresse.

Segundo especialistas do HCor, a risada exercita o cérebro. Rir é importante para a saúde mental, pois libera serotonina e endorfina, substâncias que trazem a sensação de bem-estar, prazer e alegria. Além disso, o sorriso é contagiante e pode tornar o clima da sua reunião muito mais agradável.

Dados sobre saúde mental no Brasil

O esforço para um clima saudável, individual e coletivo, são caminhos leves que, associados a outros cuidados, podem contribuir para mudar quadros sérios como estresse, depressão e ansiedade. Sem cuidados, eles podem levar a doenças mais graves, como a Síndrome de Burnout.

Segundo uma pesquisa divulgada pela IstoÉ Dinheiro, feita em parceria com a International Stress Management Association no Brasil, a  ISMA-BR, o Brasil é o segundo país com os trabalhadores mais estressados. São 72% dos brasileiros enfrentando estresse em seus locais de trabalho.

Para a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho, nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade. Metade (47%) sofre de algum nível de depressão, recorrente em 14% dos casos.

Saúde mental tem impacto no desempenho profissional

Uma série de pesquisas mostram o outro lado: se priorizarmos nossa saúde mental, os benefícios aparecem também no desempenho profissional. De acordo com um estudo da Gallup, divulgado em Você RH, empresas com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais. 

Outra pesquisa, da Harvard Business Review, revelou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

Afinal, o que é saúde mental?

Para a Organização Mundial de Saúde, é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade.

A OMS considera que ela é uma parte integrante e essencial da saúde, um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade, diz a definição.

Mesmo as pessoas com transtornos,  a presença de algum problema relacionado a comportamento, vivências, rotina, funções psíquicas e cognitivas, podem ter saúde mental.

“Com o auxílio de profissionais adequados, uma pessoa que apresenta transtornos mentais pode conseguir gerir sua vida, ser produtiva, contribuir com seu ambiente, lidar bem com o estresse, ter bem-estar e satisfação. Consequentemente, ela pode ter saúde mental”, afirma o médico do Trabalho da Aegea, Flávio Tocci Moreira.

Zenklub: o benefício da Aegea para cuidar da saúde mental

Quando se trata de saúde mental, é importante buscar ajuda o mais rápido possível, seja para você ou alguém ao seu lado. Pensando no bem-estar e na integralidade da saúde de seus colaboradores, a Aegea fez uma parceria para disponibilizar terapias online e outros cuidados.

O atendimento é feito 24 horas durante os sete dias da semana, que oferece diversos serviços especializados. Quem atende são profissionais como psicólogos, coaches, nutricionistas e terapeutas. É possível optar ainda por especialidades como yoga, meditação guiada, aromaterapia e outras.

Dicas e orientações para uma vida mais saúde mental e emocional

A ciência já comprovou que cuidar do corpo reflete na saúde mental de forma positiva. Assim como o sorriso, atividades físicas liberam hormônios e outras substâncias importantes para manutenção do humor.

Um assunto tão importante que tem um mês no calendário para despertar a atenção para ele. O Janeiro Branco é uma campanha nacional de conscientização, criada e regulamentada, para ampliar os cuidados com a saúde mental e emocional. A cor foi escolhida para simbolizar que o período é como uma página em branco para se escrever uma nova história de vida.

Veja abaixo o que podemos fazer para conquistar uma mente sã e ainda contribuir para um ambiente saudável ao nosso redor, segundo o Atlas Mental do Hospital Einstein.

  • Praticar atividades físicas com regularidade para combater estresse, depressão, ansiedade e problemas relacionados;
  • Práticas integrativas como yoga também ajudam;
  • Priorizar o período de sono, fundamental para recuperar a energia física e mental;
  • Ter uma alimentação saudável e priorizar alimentos naturais;
  • Manter-se sempre hidratado;
  • Buscar uma vida social ativa, conhecer pessoas;
  • Aprender coisas novas, vivenciar experiências diferentes;
  • A prática da leitura é ótima contra a depressão;
  • Separar momentos preciosos para hobbies, entretenimento, lazer e descontração;
  • Conectar-se com seu lado espiritual;
  • Saber desconectar do digital, evitando consumo excessivo de conteúdos e consequentes prejuízos cognitivos e emocionais;
  • Ter contato com a natureza;
  • Aprender a lidar com situações de estresse e compartilhar com amigos e familiares;
  • Procurar ajuda médica sempre que necessário, especialmente com psicoterapia, quando emoções e sentimentos negativos forem persistentes.

Como reconhecer sintomas

Saiba reconhecer alguns dos sintomas de que a mente requer cuidados extras.

  • Cansaço excessivo, físico e mental;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Alterações no apetite;
  • Insônia;
  • Dificuldades de concentração;
  • Negatividade constante;
  • Alterações repentinas de humor;
  • Isolamento;
  • Fadiga, entre outros.
Pular para o conteúdo