Jovens propõem soluções para suas comunidades

A segunda-feira de 16 de agosto foi um dia especial para 150 alunos e familiares que assistiram à abertura nacional do Projeto Pioneiros em nove municípios de nove estados brasileiros. Nos próximos meses, eles vão conhecer de perto o mundo do saneamento, a empresa que presta os serviços na sua cidade e os seus profissionais.

Em uma etapa posterior, podem ajudar a solucionar os problemas das comunidades em que vivem com soluções desenvolvidas por eles. Para muitos, é uma janela que se abre que pode mudar para sempre suas vidas, com a possiblidade de terem uma profissão e um estímulo para o desenvolvimento da carreira.

Alunos de escolas públicas

Participam do projeto estudantes do ensino médio de escolas públicas. O Pioneiros está na terceira edição e traz uma novidade este ano: filhos de colaboradores também podem participar. Eles estarão ao lado de jovens de famílias indígenas, quilombolas, refugiados e de pescadores.

Tem estudantes dos municípios de Timon (MA), Teresina (PI), Manaus (AM), Barcarena (PA), São Francisco do Sul (SC), Ariquemes (RO), Região dos Lagos (RJ), Campo Grande (MS) e, do Mato Grosso, de Marcelândia, Vera, Guarantã e Matupá.

Como funciona?

Jovens selecionados participam de palestras de colaboradores de diversas áreas da concessionária sobre sua atividade e carreira. Ao final, os jovens, em duplas, são desafiados a desenvolver um projeto de melhoria para sua comunidade, com apoio de colaboradores voluntários que selecionaram como mentores.

Em 2021, seguindo as restrições impostas pela pandemia, a maior parte das atividades será realizada on-line. A unidade vai emprestar tablets com conexão à internet para aqueles que não têm outra forma de participar do projeto. Além das palestras e monitoria, a Aegea oferece aos participantes acesso a cursos selecionados da Academia Aegea.

Os projetos de cada unidade são avaliados localmente e o melhor é classificado para uma etapa nacional. Concorrem com os outros selecionados no Prêmio Inovação – Categoria Jovens Pioneiros.

Os projetos das edições anteriores

A edição de 2020 foi realizada em 10 unidades de seis estados e duas regionais em formato totalmente on-line, devido à pandemia da COVID-19. Contou com a participação de 106 jovens e 54 tutores voluntários.

Os projetos vencedores da premiação nacional foram: “Mude os Hábitos, Mude o Mundo”, de Teresina; “Renovando a interação entre as comunidades locais e suas ETEs”, de Manaus, “De Óleo no futuro”, de Sinop. A 1ª edição, em 2019, realizada como piloto em quatro unidades, teve 80 alunos. Os premiados nacionalmente foram: conscientização sobre o consumo e o desperdício de água (Prolagos, RJ); aproveitamento da água dos aparelhos de ar-condicionado para lavagem e jardinagem da escola, de Timon (MA), e reaproveitamento do óleo de cozinha, de Teresina (PI).

Pular para o conteúdo