LatinFinance premia Aegea em Nova York por financiamento à Águas do Rio

LatinFinance premia Aegea em Nova York por financiamento à Águas do Rio
Texto: Marcela Borges

O pacote de financiamento para os Blocos 1 e 4 da Águas do Rio (RJ), foi reconhecido em premiação promovida pela LatinFinance nas categorias “Financiamento de Infraestrutura do Ano: Brasil” e “Financiamento de Água/Saneamento do Ano”.

O Project & Infrastructure Finance Awards é um reconhecimento anual que premia as mais relevantes instituições e atividades de financiamento de projetos e infraestrutura na América Latina e Caribe.

Estruturação financeira inicia ciclo de desenvolvimento sustentável

Em 2023, a Águas do Rio concluiu a estruturação do primeiro Project Finance do setor de saneamento no Brasil, totalizando R$ 25,5 bilhões. A operação foi marcada também por uma composição diversificada de fontes de financiamento.

Incluiu o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a Proparco, a linha de financiamento Saneamento para Todos e o mercado de capitais local. Este último foi acessado por meio de duas emissões de Debêntures Azuis.

Para o vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores da Aegea, com a estruturação a empresa garantiu o financiamento total para a universalização do saneamento pela Águas do Rio por meio do CAPEX (sigla para capital expenditure, que em português significa despesas de capital).

“A estruturação marca o início de um ciclo de desenvolvimento sustentável e de melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas atendidas no Estado do Rio de Janeiro”, afirma André Pires.

Inovação e impacto do financiamento entre os critérios da premiação

A escolha do case da Aegea foi motivada pelos critérios de inovação, previsão, qualidade da execução e o impacto do financiamento dos Blocos 1 e 4 de Águas do Rio.

A unidade é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios, incluindo 124 bairros da capital, atendendo 10 milhões de pessoas.

“Exaltamos também o papel fundamental do BNDES em toda a estruturação da concessão e do financiamento, que foi muito bem recebido pelo mercado. São projetos como este que contribuem de forma significativa para a universalização dos serviços de saneamento no país”, acrescentou o VP.

Mais sobre o prêmio

O Project & Infrastructure Finance Awards destaca empresas, instituições financeiras e governos que se sobressaem na criação de soluções eficazes para o desenvolvimento de infraestrutura, impulsionando o crescimento econômico sustentável da região.

Os vencedores são selecionados com base em critérios rigorosos, como inovação, impacto econômico, sustentabilidade e execução eficiente. A cerimônia de premiação e homenagem ocorreu em Nova York, em 10 de outubro.

O evento contou com a presença de executivos, autoridades públicas, financiadores, consultores e investidores da América Latina e Caribe.

Na foto do topo da matéria estão, da esquerda para direita estão Fabiano Puppi (Aegea), Elisa Capistrano de Castro (BNDES), Eduardo Christensen Nali (BNDES), Adriana Albanese (Aegea), André Pires (Aegea), Fabiana Judas (Aegea) e Sérgio Toledo (Equipav).