Lixo zero: é preciso repensar a forma como lidamos com os resíduos

Lixo zero: é preciso repensar a forma como lidamos com os resíduos
Texto: Rosiney Bigattão

Você já parou para pensar no destino do lixo que descarta todos os dias?

Na correria do cotidiano, é comum que a gente simplesmente “se livre” do que não serve mais e siga a vida, como se tudo desaparecesse dali. Mas a verdade é que o nosso lixo não some — ele vai parar em algum lugar, nem sempre o mais indicado. E é aí que está o problema… e também a oportunidade.

A maneira como lidamos com os resíduos diz muito sobre nossa responsabilidade com o presente e o futuro do planeta. Precisamos ir além de jogar tudo no lixo, fazendo a separação do reciclável e repensando nossos hábitos de consumo, descarte e reaproveitamento.

Cada atitude, por menor que pareça, tem impacto direto na saúde e bem-estar das pessoas, pois influencia justamente as condições que as cidades oferecem aos seus moradores.

Um presente com mais consciência e menos desperdício

Esse foi o mote de uma campanha da Regenera Cariri, concessionária responsável pela implantação, manutenção e operação da infraestrutura para o tratamento de resíduos sólidos em nove municípios do sul do Ceará.

Com o tema “Valorizando o presente, educando o futuro”, as ações foram inspiradas por duas datas fundamentais: o Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis (01/03) e o Dia Mundial do Lixo Zero (30/03).

A programação incluiu atividades educativas com mais de 500 estudantes, que participaram de palestras, jogos e dinâmicas em escolas públicas de Barbalha e Nova Olinda.

A ideia foi mostrar, de forma leve e interativa, o que acontece com os resíduos depois que saem das nossas casas — e como cada um pode fazer sua parte.

Trocas, cuidados e solidariedade

A campanha foi encerrada com uma Feira de Trocas no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, em Crato (CE). Roupas, calçados, livros e outros objetos ganharam uma nova vida ao serem doados ou trocados entre os participantes.

Uma forma criativa e prática de combater o desperdício, promover o consumo consciente e estimular a economia circular.

Outro destaque foi o cuidado com os catadores de materiais recicláveis da região. Mais de 50 profissionais participaram de ações de autocuidado, com serviços como corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas e massagem, realizados nas cidades de Altaneira, Farias Brito, Jardim e Barbalha. Além de reconhecer a importância do trabalho desses profissionais, a ação promoveu dignidade e autoestima.

Mais sobre a Regenera Cariri

Com investimento em infraestrutura previsto de R$ 110 milhões, a empresa atuará desde as áreas de transbordo/transferência — ou seja, do recebimento dos resíduos coletados nas cidades — até o beneficiamento e a disposição final dos rejeitos em aterros sanitários.

Presente nos municípios de Altaneira, Barbalha, Crato, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, a Regenera Cariri reitera que as coletas dos resíduos seguem sendo realizadas pelas prefeituras de cada cidade.

A mudança começa com a gente

A campanha da Regenera Cariri é um lembrete importante de que nada some, tudo se transforma. Se queremos viver em cidades mais limpas, humanas e sustentáveis, precisamos repensar nossa relação com os resíduos. E isso começa dentro de casa, nas pequenas escolhas de cada dia.

Então, da próxima vez que for descartar algo, pergunte-se: isso realmente é lixo? Ou pode virar recurso, oportunidade, transformação?