Mais oportunidades e inclusão com o novo Programa de Trainee Aegea

Equipe Programa Trainee Aegea
Texto: Rosiney Bigattão

Quer somar com a Aegea, a empresa que tem como propósito levar mais dignidade para a vida das pessoas? O convite está sendo feito por meio da temporada do Programa de Trainee Aegea 2023, com inscrições abertas de 15 de setembro a 24 de outubro de 2022.

A primeira edição do programa foi em 2014 e desde então a Aegea continua selecionando talentos para movimentar vidas, como diz a empresa ao definir o modo diferenciado com que atua no mercado. Com mais de 11 mil colaboradores, é a empresa líder do setor privado de saneamento.

Programa Trainee Aegea

Oportunidade e reconhecimento profissional

A nova temporada está sendo pautada pelo propósito de movimentar vidas levando mais saúde e dignidade para as pessoas e nos comportamentos desejados. Eles fazem parte dos valores da empresa e incluem autorresponsabilidade, flexibilidade, ética e integridade, entre outros.

Os diferenciais do Programa de Trainee Aegea são os 18 meses de duração e a formação no Modelo Operacional Aegea, o MOA. Tudo é feito com mentoria de profissionais especializados e atuação em uma das 154 unidades em 13 estados brasileiros.

Programa da Aegea: selecionando talentos

No processo de aprendizagem estão os ciclos completos de serviços prestados em água e esgoto realizados pelas operações da Aegea. O que conta muito também para fazer o programa ser atrativo é o fato da Aegea ser uma empresa ética, sólida, flexível e diversa.

Para Juliana Mota, diretora de Gestão de Pessoas da Aegea, o objetivo do programa é selecionar talentos aderentes à cultura da companhia. “O programa vem se solidificando ano após ano. Está aberto para candidaturas externas, mas os colaboradores das unidades da Aegea também podem se candidatar e indicar parentes e amigos”, afirma.

Programa Trainee Aegea

O trainee no mercado: contextualização

Em 2021, houve um boom na apresentação de programas de trainees no Brasil. Foram mais de 180 iniciativas estruturadas por empresas nacionais e multinacionais, principalmente entre os meses de julho e setembro. Segundo os sites especializados no tema – Seja Trainee e Guia da Carreira –, o aumento foi em decorrência da retomada das atividades no mercado com a desaceleração da pandemia da COVID-19.

Também por conta da pandemia houve um reforço no modelo virtual para a condução das etapas de seleção dos programas, assim como para a proposta de trabalho: mais flexível quanto às exigências de idiomas e tipos de curso. Há veículos de imprensa, como a CNN Brasil, que apontam o crescimento desse modelo de contratação como bastante válido, inclusive pelo fechamento de mais de 9 milhões de postos de trabalho ao longo da pandemia.

Só no ano passado, foram mais de 2 mil vagas só em programas de trainees, com salários que variam de R$ 3 mil a R$ 7 mil.

Skip to content