Mirante 10 anos: um legado para o futuro

Piracicaba, SP

A Mirante, Parceria Público-Privada entre a Aegea e a Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), completa 10 anos em Piracicaba (SP) em junho com muitos motivos para comemorar. O principal deles é a universalização do acesso dos moradores ao esgoto tratado. Um trabalho diário que reduz doenças e amplia o acesso à dignidade.

“Meu trabalho é importante porque melhora a qualidade de vida da população”, conta Gesse Barbosa de Paula, colaborador da Mirante. Ele é um dos operadores de ETE (estação de tratamento de esgoto), que viabilizam com que o esgoto de toda a cidade seja coletado, devidamente tratado para retornar à natureza em condições ideais de qualidade.

O saldo de 100% de coleta e tratamento de esgoto em Piracicaba é extremamente positivo porque, além de garantir um direito universal aos moradores, o meio ambiente foi beneficiado e houve redução na incidência de doenças, com melhoria na saúde pública. Por tudo isso, a cidade tem sido destaque em saneamento.

As melhorias na saúde pública

Com os investimentos constantes da Mirante para ampliar e melhorar os serviços de saneamento, a rede de esgoto passou de 36% de cobertura na cidade, em 2006, para 100% em 2014, conforme mostra estudo do Trata Brasil dados do Datasus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) e Snis (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento).

No mesmo período, houve uma grande redução na ocorrência de doenças de veiculação hídrica, provocadas pela falta de saneamento básico. A busca contínua pela qualidade dos serviços  fez com que o número de internações por doenças diarreicas caísse ainda mais entre 2012 e 2021, chegando a uma redução de 92%, como mostra o quadro no final do texto.

Investimentos que levaram à universalização

Foram muitos os investimentos para colocar o saneamento à disposição de todos os moradores. Hoje, Piracicaba dispõe de 24 estações de tratamento de esgoto (ETEs), sendo cinco delas construídas pela Mirante. Das 62 elevatórias de esgoto, 15 foram inauguradas ou ampliadas pela PPP. além de cerca de 1.400 quilômetros de redes coletoras de esgoto.

Atualmente, são beneficiadas pelos serviços de saneamento realizados aproximadamente 420 mil pessoas. Entre os ganhos com a universalização destacam-se, além da redução dos problemas de saúde e dos ganhos ambientais, a valorização imobiliária e do turismo local e a melhora da qualidade de vida dos moradores da cidade.

Mesmo após a conquista da rede de coleta e tratamento de esgoto em toda a cidade, com acesso universalizado, os investimentos continuaram. É um trabalho permanente para aprimorar os serviços de forma contínua. Um exemplo são as tecnologias que foram implantadas para garantir o uso alternativo ao lodo resultante do processo de tratamento de esgoto.

Olhar para o futuro

Os investimentos – de mais de R$ 400 milhões – e benefícios gerados no processo em Piracicaba reduziram déficits históricos – com destaque para os recursos investidos em tratamento de esgoto. Mas a universalização deixa um legado para o futuro – é uma propulsora para o desenvolvimento de uma família, de um bairro, de toda a cidade.

“São ganhos na história de vida das pessoas, pois os estudantes passam a ter melhor aproveitamento escolar, os trabalhadores também aumentam a produtividade, sem se ausentar do trabalho por causa de problemas de saúde, e todos os  moradores têm mais orgulho do lugar onde vivem”, pontua a diretora-presidente da Mirante, Silvia Letícia Tesseroli.

Segundo ela, são ganhos que perdurarão para sempre. Os investimentos na área devem continuar para que, com o crescimento populacional, a universalização seja mantida. “São necessários investimentos a fim de preservar as instalações já existentes e ampliar o sistema a fim de acompanhar a expansão da cidade”, afirma ela.

Antecipação ao Marco Legal do Saneamento

Com o novo Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020, o legado da universalização tem prazo para acontecer em todos os municípios brasileiros, mas Piracicaba saiu na frente. Está entre os dez primeiros colocados no que se refere a saneamento, considerando os 100 maiores municípios brasileiros, segundo o Instituto Trata Brasil.

O atendimento ao Marco Legal do Saneamento significa o direito universal e básico de permitir que todo ser humano tenha acesso à água tratada e seja servido por coleta e tratamento de esgoto, condição essa de preservação de vidas, pois leva saúde para a população e preserva o meio ambiente, entre outros benefícios.

Direito de todos

A água é um bem de todos e, apesar de vir da natureza, requer uma série de investimentos. Neles estão inclusos a rede de captação que leva a água dos mananciais até a estação de tratamento. Após tratada, em processos rigorosos que atendem aos órgãos competentes, circula pela rede de distribuição para chegar às casas dos moradores. E depois entra em ação outra etapa do ciclo, de coletar o esgoto, tratar e devolver o efluente também segundo critérios regulamentados.

“Por isso, preservar é a única maneira de não faltar. Uma das formas de preservação é a coleta e o tratamento adequado do esgoto, para que a água volte para a natureza e as fontes não diminuam; além disso, é necessário o uso consciente desse recurso tão precioso para a vida humana e de todas os seres vivos”, comenta Sílvia. “Saneamento básico vai muito além de saúde e proteção ambiental, envolve levar dignidade para a população e contribuir com o futuro dos nossos filhos, netos e dos que ainda habitarão a terra”, diz.

Apoio da população

“É um investimento contínuo e de longo prazo que tem que ser estimulado, apoiado e cobrado pela população para que não fique só no discurso. Nós de Mirante estamos trabalhando para construir um futuro melhor e contamos com o apoio da população piracicabana para nos ajudar nesse propósito”, finaliza Silvia.

Pular para o conteúdo