Mirante entrega livros do Projeto Respeito às Diferenças às escolas

Mirante entrega livros do Projeto Respeito às Diferenças às escolas

A área de Responsabilidade Social da Mirante, unidade da Aegea em Piracicaba (SP), entregou 600 exemplares do livro “Respeito às Diferenças” à Secretaria Municipal de Educação. 

Projeto em dez municípios

O livro é o resultado do projeto de mesmo nome que aconteceu em dez municípios atendidos pela Aegea. Realizado pela Flamingo Comunicação, com produção da Horizonte, teve patrocínio do Instituto Aegea e apoio da Mirante por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O conteúdo da publicação é fruto do trabalho desenvolvido no projeto em Canoas (RS), Vila Velha (ES), Diamantino (MT), Esteio (RS), Pedra Preta (MT), Piracicaba e Matão (SP), Serra (ES), Sorriso (MT) e Teresina (PI). Por isso, traz produções de alunos de todas essas cidades. 

Em Piracicaba, 70 educadores da Rede Municipal de Ensino e 1.740 alunos do Fundamental I, de 08 a 10 anos, participaram. O livro tem 88 produções, entre cartas e ilustrações. Todas as 47 escolas participantes têm ao menos um trabalho publicado no livro e receberão, gratuitamente, vários exemplares.

Mais sobre o projeto

Durante a execução do projeto, os alunos, sob orientação dos professores, produziram cartas e ilustrações, além de entrevistas, leituras paralelas, idas aos correios, atividades científicas, entre outras. Após essa fase, foram selecionadas produções para representar a escola junto à banca que definiu os finalistas para compor o livro.

O projeto chegou às salas de aula após oficinas de capacitação dos educadores. “O objetivo é desenvolver habilidades de leitura, escrita e ilustração dos alunos do Ensino Fundamental I de escolas públicas, seguindo as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao mesmo tempo que propôs a reflexão sobre diversidade e o gênero literário”, explicou o analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.

Durante as atividades, foi possível reforçar a importância do resgate e da magia que é contar histórias por meio de cartas e narrações, uma forma lúdica de motivar a imaginação e criatividade dos estudantes. “Foi um mergulho na área do conhecimento da língua portuguesa e direitos humanos, um tema importantíssimo na formação das crianças”, disse Gabriel.

Pular para o conteúdo