Movimento +Água e a urgência das ações coletivas pelo saneamento

Movimento +Água e a urgência das ações coletivas pelo saneamento
Texto: Rosiney Bigattão

A segurança hídrica — ou a capacidade de garantir água em quantidade e qualidade adequadas para a população — é um dos grandes desafios mundiais. Um estudo recente lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que muitas regiões no planeta estão vivendo além da sua capacidade hídrica, o que coloca no centro do debate global a necessidade de ações contínuas para assegurar água suficiente para a vida, a saúde e o desenvolvimento.

No Brasil, falar em segurança hídrica passa diretamente pelo saneamento básico. Envolve desde a proteção de mananciais até o tratamento correto do esgoto, o uso responsável da água e a prevenção de doenças associadas à sua contaminação. Quando esse sistema funciona, as cidades ganham em qualidade de vida. Quando falha, os impactos recaem sobre o cotidiano das pessoas.

É nesse contexto que atua o Movimento +Água, uma iniciativa que aposta na cooperação entre empresas para enfrentar desafios estruturais ligados ao acesso à água e ao saneamento. A proposta é clara: avançar por meio de ações coletivas, metas definidas e transparência.

Mais sobre o Movimento +Água

O Movimento +Água é um engajamento empresarial coletivo que integra a Ambição 2030 da Pacto Global da ONU no Brasil. A iniciativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), voltado à água potável e ao saneamento, e tem como meta contribuir para impactar a vida de 100 milhões de pessoas no país.

Entendendo a complexidade do desafio e atuando em mais de 890 cidades para ampliar o acesso dos brasileiros ao saneamento, a Aegea é uma das embaixadoras do Movimento +Água, ao lado da Coca-Cola Brasil e da Ypê. O papel delas é ajudar a mobilizar outras empresas e a compartilhar experiências que aceleram resultados concretos.

O engajamento empresarial integra a Ambição 2030 do Pacto Global da ONU no Brasil e, na prática,  tem como meta contribuir para impactar a vida de 100 milhões de pessoas, por meio de ações coordenadas relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), voltado à água potável e ao saneamento.

A atuação das empresas

Mais do que um posicionamento público, o movimento propõe uma jornada conjunta baseada em transparência, definição de metas e ações coletivas. A lógica é simples: desafios complexos, como a universalização do saneamento e a proteção dos recursos hídricos, exigem cooperação entre empresas e outros setores da sociedade.

“Como liderança no setor de saneamento privado, avançamos cada vez na nossa agenda de sustentabilidade. Desde 2016 aderimos aos princípios da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, com o objetivo de participar mais ativamente dos compromissos da maior rede corporativa de sustentabilidade do mundo. Lideramos discussões e mobilizamos ações coletivas pela resiliência hídrica e universalização do acesso ao saneamento básico na coordenação da Plataforma de Ação pela Água e seguimos agora como empresa embaixadora do Movimento +Água”, destaca Marina Rodrigues, gerente do Instituto Aegea.

Compromissos para os próximos anos

A atuação da Aegea no Movimento +Água também dialoga com sua agenda ESG, ao integrar investimentos responsáveis, eficiência operacional e iniciativas voltadas à redução do estresse hídrico. Entre as frentes de atuação estão a gestão de reuso de água para indústrias e a gestão de resíduos sólidos, contribuindo para a proteção de bacias hidrográficas e o uso mais eficiente dos recursos naturais, aspectos centrais da agenda do movimento.

Com a renovação para o biênio 2026–2027, o foco segue no engajamento empresarial e na aceleração das metas dos ODS, especialmente o ODS 6. Estruturada para continuar sua expansão entre 2026 e 2033, data para a universalização no Marco Legal, a Aegea mantém investimentos para que o acesso à água e ao esgoto tratados deixe de ser um desafio e se torne uma realidade.