Museu interativo de ciências da Águas de Manaus é opção para férias

Museu interativo de ciências da Águas de Manaus é opção para férias
Texto: Daniele Brito

Aproximadamente 2,5 mil pessoas participaram dos projetos de educação ambiental da Águas de Manaus em 2023. O número é referente aos visitantes da Fonte do Saber e do Portas Abertas, que apresentam a crianças, adolescentes e adultos uma série de conhecimentos sobre saneamento básico.

As visitas são gratuitas tanto na Fonte do Saber quanto no Portas Abertas e funcionam durante todo o ano. Nas férias escolares, são opções para crianças e adolescentes. A solicitação para participar de qualquer um dos projetos pode ser feita individualmente, pelo e-mail no final do texto.

Panoramas sobre a água no planeta

Escolas, instituições e grupos de igrejas e bairros também podem formar grupos e enviar os pedidos de participação. Em 2023, os dois projetos receberam 2.480 visitantes, entre adultos, adolescentes e crianças com idades entre seis e 12 anos.

Inaugurada no segundo semestre de 2022, a Fonte do Saber leva os visitantes a uma série de espaços, começando por um panorama do real volume de água doce existente no planeta e do volume disponível para consumo humano.

Curiosidades sobre o universo do saneamento

No local, os grupos também têm a oportunidade de conhecer as diferenças entre as redes de água tratada, de esgoto e de água pluvial, com equipamentos que remetem aos processos utilizados no tratamento dos efluentes.

Já no Portas Abertas, os visitantes podem conhecer o funcionamento do processo de captação, tratamento, produção e distribuição da água, além da estrutura de tratamento de esgoto que atende vários bairros da cidade. As visitas ocorrem em Estações de Tratamento de água e de esgoto, e são voltadas ao público com mais de 12 anos.

Espaço lúdico para promover a educação ambiental

“As crianças e adolescentes assimilam muito bem o conteúdo que passamos, que é bastante visual e, no caso da Fonte do Saber, bastante lúdico. O nosso trabalho passa pela educação ambiental, e acreditamos na formação das gerações mais jovens como grande aliada na construção de uma cidade mais preservada”, destaca o gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Semy Ferraz.

Para agendar as visitas gratuitas, envie o pedido para: [email protected]

Pular para o conteúdo