PPP vai investir R$ 829 milhões em Cariacica (ES)

Aegea coloca em operação a terceira PPP no Espírito Santo

A cidade de Cariacica passa a receber investimentos para a conquista da universalização dos serviços de esgoto.

Além de realizar a manutenção no sistema existente, o contrato prevê a construção de 556 km de novas redes coletoras, 42 mil novas ligações de esgoto, 73 novas estações elevatórias de esgoto, 39 km de linhas de recalque, desativação de 4 estações de tratamento de esgoto (ETEs) e ampliação de 3 ETEs (Bandeirantes, Flexal e Pedreiras), proporcionando uma capacidade de tratamento de esgoto de 950 litros por segundo.

“A assinatura do contrato para a PPP de Cariacica consolida um planejamento de investimentos importantes para a Região Metropolitana do Espírito Santo. Graças a parcerias e concessões, as principais cidades do estado ostentam altos índices de acesso a saneamento básico. Isso é um salto extraordinário para a qualidade de vida dos capixabas”, ressaltou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante solenidade de assinatura do contrato.

No Espírito Santo, a Aegea já atua há seis anos em Serra, município que atingiu 90% de cobertura, e iniciou há quatro anos as atividades em Vila Velha. “Já conquistamos resultados excelentes nos dois municípios no que diz respeito à qualidade de vida dos moradores e ao cuidado com os recursos naturais e hídricos. Além de gerar emprego e renda, o investimento em saneamento básico traz outros ganhos, movimentando áreas da indústria, do comércio e do setor de serviços em todo o ciclo”, reforça o presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis.

O investimento da nova PPP vai dobrar a cobertura do serviço que hoje atende cerca de 48% da população do município, e a universalização será alcançada em 2030, com o índice de 95% de cobertura. “Nossa atuação em Cariacica já começa com impactos bastante positivos, com geração de emprego e renda durante as obras. Temos também um grande desafio que é contar com a conscientização dos moradores sobre a necessidade da interligação dos imóveis à rede e sobre o uso correto do sistema para evitar entupimentos e outros danos”, explica Justino Brunelli, diretor-presidente das unidades no estado.

Ambiental Cariacica inicia operações com implantação da gestão de ativos

A Ambiental Cariacica inicia suas atividades já operando com o Infra Inteligente, programa de gestão de ativos. Com cerca de 1.000 ativos levantados e cadastrados, a concessionária já possui à sua disposição todas as informações sobre os equipamentos e processos de cada área da operação do sistema de esgotamento sanitário.

Para a diretora-executiva da Ambiental Cariacica, Thaís Forest Gallina, trata-se de uma nova fase no dia a dia de toda a operação. A gestão de ativos é uma ferramenta que veio para somar, pois vai melhorar a produtividade, a assertividade e o planejamento das ações das equipes operacionais. “Pelo fato de saber o período de vida útil de cada equipamento, quando deverá ocorrer a manutenção, se precisar substituir quanto custará a troca, por exemplo, significa mais agilidade na rotina dos colaboradores”, explica.

Leia mais sobre o Programa Infra Inteligente da Aegea na seção Inovação e Tecnologia.

Pular para o conteúdo