A Águas de Jaru, a nova unidade da Aegea em Rondônia, iniciou a prestação de serviço de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário no dia 24 de julho, mês em que comemora os 14 anos de trajetória.
A líder em saneamento privado no país venceu o leilão realizado na Bolsa de Valores (B3) em novembro de 2023 e assinou contrato de concessão com o município em março deste ano.
R$ 170 milhões em investimentos
Serão investidos R$ 170 milhões ao longo dos 35 anos de contrato. A primeira missão da Águas de Jaru é avançar com o abastecimento, garantindo água tratada de qualidade nas torneiras 24 horas por dia para cerca de 50 mil jaruenses.
O contrato firmado com o município também prevê a universalização do esgotamento sanitário, ou seja, 95% da população terá acesso a coleta e tratamento até 2033. Hoje, o atendimento é de 0%. Logo nos seis primeiros anos, 50% da população passará a contar com o serviço.
Saneamento faz a diferença
“Firmamos o compromisso em levar saúde e qualidade de vida e a partir do avanço dos serviços de saneamento, vamos contribuir para um futuro mais sustentável, beneficiando as famílias e a cidade por muitas gerações”, destacou o diretor-presidente da Águas de Jaru, Ary Carlos Laydner.
“É um momento ímpar para a cidade e de uma nova era que irá trazer mais dignidade e qualidade de vida para a população com a universalização da água e esgoto de Jaru”, disse o prefeito João Gonçalves Júnior. Em Rondônia, a Aegea já está presente nos municípios de Ariquemes, Rolim de Moura, Buritis e Pimenta Bueno, onde o abastecimento de água já foi universalizado nas respectivas zonas urbanas.