Os 14 anos da Aegea na visão de uma engenheira da ordem da Região dos Lagos

Os 14 anos da Aegea na visão de uma engenheira da ordem da Região dos Lagos
Texto: Rosiney Bigattão com colaboração de Francine Rosa

Do latim “talentum“, o significado de talento está relacionado com a aptidão ou a inteligência. Assim, talento é a capacidade para exercer determinada ocupação ou para desempenhar uma atividade.

Na Cultura Aegea, movida pelo propósito de movimentar vidas, os talentos são o que torna a empresa diferente, o jeito de ser e fazer as atividades rotineiras do dia a dia.

Os cinco talentos da Aegea

São cinco talentos – mestre em brasicidades, profissionais além da conta, embaixadores da saúde, agentes da dignidade e engenheiros da ordem, que tem nos ajudado a relembrar os momentos marcantes dos 14 anos da Aegea.

Quem compartilha sua história hoje é Suely Felix da Costa Batista, analista do setor de Cadastro da Prolagos, unidade da Aegea na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

A transformação das cidades pelo saneamento

Suely trabalhava na Cedae, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, quando a Aegea assumiu os serviços. Somando o tempo de trabalho nas duas companhias, são 26 anos de saneamento.

Viu a transformação das cidades atendidas pela Aegea na Região dos Lagos, principalmente de Arraial do Cabo, onde nasceu e sempre viveu.

“Arraial era praticamente uma vila de pescadores, simples, não tinha água encanada nem coleta e tratamento de esgoto, isso tudo veio depois, com a concessão”, diz

Ela lembra que bem perto da casa dela tinha um valão, onde era despejado o esgoto sem tratamento. Diz ainda que na infância e adolescência, ajudava a mãe com os baldes de água, pois a água só chegava na cisterna com o caminhão-pipa. “Tudo isso mudou e me sinto parte da mudança”, reforça.

“Onde o saneamento chega, muda a vida das pessoas, a rua onde moram, o bairro e a cidade. Com o acesso aos serviços, vem junto o desenvolvimento no comércio, no turismo, prosperidade na vida das pessoas”, afirma.

Engenheira da ordem

É essa visão, que Suely leva para suas atividades diárias, que fazem dela uma engenheira da ordem. O talento de quem atua para a manutenção do ciclo sustentável que os serviços de saneamento proporcionam, trabalha com empenho e organização para que tudo esteja no devido lugar.

Nas planilhas que manuseia em seu computador, viu os investimentos em saneamento feitos pela Prolagos se transformarem nas novas ligações de água e esgoto.

“Eu acompanho a jornada do morador aqui na unidade desde que ele pede a nova ligação, pois trabalho com a base de clientes, atualizando o cadastro. Todo o registro é feito ali e impacta em toda a empresa, pois a partir dele são feitas as visitas, a cobrança, enfim, o planejamento estratégico”, conta.

Realização de sonhos

Aos 56 anos, prestes a se aposentar, já teve um sonho realizado: a despoluição da Lagoa de Araruama. Agora, está perto de realizar outro desejo que move sua vida: a universalização dos serviços de água e esgoto, com todos os moradores das cidades atendidas no cadastro.

O abastecimento de água foi universalizado nos cinco municípios atendidos pela Prolagos. O serviço de esgotamento sanitário está em 93,6%. tem ver outra antigo sonho realizado.