Em 15 anos, a Aegea passou de duas concessões plenas em seis municípios, para a empresa referência do setor privado de saneamento no Brasil. Hoje, atende a mais de 39 milhões de pessoas em 892 municípios.
A Companhia cresceu de maneira consistente, mantendo no centro desse avanço sua cultura, seus valores e seu propósito, conectados a uma estratégia bem definida, ao planejamento e à disciplina financeira. Mas a cultura é feita de histórias — trajetórias construídas por pessoas que fazem a diferença em seu dia a dia.
Com seu trabalho, nas mais diversas áreas e posições, essas pessoas movimentam vidas por meio da natureza da Aegea, impactando positivamente as famílias atendidas e deixando um legado.
Pessoas que constroem a história da Aegea
Essa história vem sendo contada aqui no Aegea Blog pela voz de quem ajuda a construí-la todos os dias. Profissionais que, em diferentes áreas do conhecimento, unem suas competências para levar saúde, dignidade e qualidade de vida às comunidades atendidas. Porque saneamento se constrói assim: na soma de expertises distintas, que juntas formam um sistema capaz de mudar a realidade de milhões de brasileiros.
É nesse conjunto de trajetórias que está Julio Cesar Ramires, coordenador de Hidrometria, que há 15 anos acompanha e contribui para o avanço da Companhia. Ele iniciou sua carreira na produção, no processo de tratamento de água, em um projeto desafiador na Águas Guariroba (MS).
Um início desafiador
Ele conta que sua história começa na antiga unidade de hipoclorito de sódio, onde tudo era novo para todos. “Participamos desde o início, ajudamos a estruturar a fábrica, foi um grande desafio e um aprendizado imenso”, relembra. Foram mais de dois anos de imersão no processo químico de produção, convivência com uma equipe reduzida e muitos aprendizados técnicos e pessoais.
Poucos anos depois, migrou para a hidrometria — área que, como ouviu de um gestor uma frase que carregaria por toda a carreira: “ou você se apaixona, ou não é para você”. Se apaixonou pelo universo que envolvia o conjunto de técnicas e práticas para medir e registrar o volume de água que passa por um determinado local, geralmente utilizando hidrômetros.
Movido pela curiosidade e interesse na área, passou por reformas importantes, como a do laboratório de referência da Águas Guariroba, em 2010, e ganhou familiaridade com equipamentos, processos e visitas a fábricas de medidores.
Inovação com os medidores ultrassônicos
Em 2014, participou da implantação dos medidores ultrassônicos, projeto desafiador que o levou à sua primeira viagem internacional. “Disseram que a tecnologia não era viável para o Brasil, mas instalamos mais de 30 mil medidores em Guariroba”, conta.
O sucesso da empreitada abriu portas. Julio visitou outras unidades da companhia e passou a ser reconhecido por seu conhecimento técnico e espírito colaborativo. O maior desafio, no entanto, surgiu ao assumir uma posição na Águas do Rio (RJ), onde foi responsável por liderar a implementação de 14 mil pontos de telemetria em um dos contextos urbanos mais complexos do país.
“Tivemos que adaptar nossa estratégia às limitações locais. Medidores em subsolo, tampas metálicas, dificuldade de acesso… tudo exigia criatividade e resiliência.”
Liderança com tecnologia e cuidado
Hoje, à frente de uma equipe com mais de 200 pessoas, Julio se orgulha de ver seu trabalho integrando tecnologia, eficiência e cuidado com a população. “Se as pessoas lembram do meu nome, é porque fiz algo bom pela companhia”, afirma.
Além do impacto profissional, Julio compartilha o orgulho com a família. “Minha filha cresceu vendo o que eu faço. Ela respira saneamento comigo.”
Histórias como a de Julio mostram que cada avanço da Aegea é resultado do talento e do compromisso de pessoas que, em diferentes funções, têm um mesmo propósito: movimentar vidas. Na semana que vem, conheça outras histórias cheias de inspiração dos 15 anos da Companhia.