Projeto alia esporte e sustentabilidade em Timon, no Maranhão

Projeto alia esporte e sustentabilidade em Timon, no Maranhão

Com apenas 11 anos, o estudante Giovane Samuel, conta que ele se diverte praticando esporte, realizando competições e ainda aprende sobre o meio ambiente, sustentabilidade e saneamento.

Ele é um dos 166 participantes do Desvendar Esporte, iniciativa que promove a prática do atletismo e a sustentabilidade de maneira inclusiva com alunos de cinco escolas públicas do município.

O projeto que também visa trabalhar a sociabilidade e promover o desenvolvimento escolar acontece desde o início do ano na cidade com o patrocínio da Águas de Timon e a parceria do Instituto Incentivar.

Participação de atleta olímpico

O Desvendar Esporte conta com a coordenação do ex-atleta Cláudio Roberto Sousa, medalhista de prata no atletismo nas Olimpíadas de Sydney (2000). Cláudio também participou das Olimpíadas de Atenas (2004).

Para ele, o projeto ajuda a enriquecer o atletismo e fortalecer um trabalho de base com educação e esporte, agregando valores da sustentabilidade e do saneamento na qualidade de vida de cada um dos participantes.

Esporte que fortalece laços

Pela prática do esporte, há o fortalecimento de laços afetivos e de regras a serem respeitadas no convívio diário. Além disso, reforça nos praticantes, valores como: empatia, senso coletivo e disciplina. Para os jovens em situação de maior vulnerabilidade social e moradores de comunidades periféricas, o esporte chega como real agente de mudança, transformando perspectivas de futuro e abrindo portas para novos sonhos.

A Águas de Timon apoia o projeto para ir além do contrato dos serviços de água e esgoto com uma atuação estruturada no social. Segundo a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo, o objetivo é contribuir para a qualidade de vida das pessoas, buscando ações e projetos como o Desvendar Esporte, que ajudam a levar mais saúde e inspiração para os jovens junto às comunidades.

Mais sobre o Desvendar Esporte

A ideia surge da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de projetos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto Desvendar Esporte é realizado pelo Instituto Incentivar por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania com patrocínio da Águas de Timon (MA).

O projeto está na segunda fase. Envolve a participação de outras entidades e está sendo realizado também em Barcarena, no Pará, com apoio da Águas de São Francisco (PA), também da Aegea. Outras unidades que também abraçaram o projeto são a Águas de Manaus (AM) e a Águas de Holambra (SP).

Pular para o conteúdo