Projeto resgata cidadania por meio do futebol de rua em Ariquemes

Futebol Ariquemes Meninas

A Águas de Ariquemes e o Instituto Futebol de Rua, em parceria com a Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), lançaram em 28 de maio o projeto Futebol de Rua. O objetivo é promover a prática esportiva e proporcionar saúde e qualidade de vida para crianças e adolescentes de Ariquemes (RO).

O projeto irá contemplar alunos de 7 a 13 anos de escolas municipais, selecionados pelas secretarias municipais de Educação, de Assistência Social e da Funcet. Serão 40 meninos e 40 meninas, que vão fazer atividades em dois dias da semana, no contraturno escolar, durante quatro horas a cada dia.

Esporte como ferramenta de inclusão social

A Secretária Municipal de Educação, Elenice Salete, explica que toda a comunidade de Ariquemes se beneficia, principalmente as crianças da rede municipal de ensino. Para ela, o esporte é uma ferramenta de inclusão, educação e formação social.

“O plano pedagógico da Semed é desenvolvido para contribuir com uma sociedade mais justa, igualitária e com os pilares que acreditamos ser fundamentais para o desenvolvimento de pessoas e sociedade. Estamos felizes com a parceria com a Águas de Ariquemes”, disse a secretária Municipal de Educação de Ariquemes.

Cidadania define o projeto

Para o representante da Associação de Comércio e Indústria de Ariquemes, Adeir Candido, cidadania é a palavra que define o projeto. “A Águas de Ariquemes está olhando lá na frente, sabe que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã. Irão crescer com acesso à cultura, disciplina, conceitos de caráter e responsabilidade”, comenta.

As aulas vão acontecer no Espaço Social da Águas de Ariquemes, onde já são realizados outros projetos e programas sociais. Os pedagogos e professores de Educação Física conhecem bem a realidade da cidade para colocarem em prática os conceitos e objetivos do projeto, explicou Tânia Olinda, da área de Responsabilidade Social da Águas de Ariquemes.

(((BOX – outra foto)))

Sobre o Instituto Futebol de Rua

Criado em 2006, o Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos que utiliza o esporte e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Uma metodologia exclusiva alia aulas de formação humana ao futebol, com acompanhamento pedagógico e atividades que preparam para a vida pessoal e profissional.

“Queremos dar novas oportunidades para crianças e adolescentes que nem sempre possuem estrutura financeira e familiar para alcançar seus sonhos. Criamos um projeto que desenvolve a habilidade futebolística, ao mesmo tempo em que os praticantes constroem o senso de respeito ao próximo e de cidadania”, explica o fundador do Instituto Futebol de Rua, Alceu Neto.

Pular para o conteúdo