Prolagos faz gincana de reciclagem para associações de moradores

Prolagos faz gincana de reciclagem para associações de moradores

O objetivo da Gincana de Olho no Óleo, lançada pela Prolagos na segunda quinzena de junho, é mobilizar os moradores por meio das lideranças comunitárias. Ao mesmo, disseminar informações que mostram a importância da destinação correta do óleo de cozinha usado.

A gincana faz parte de um programa maior de conscientização, o De Olho no Óleo. Por meio dele, a cidade ganhou vários pontos de coleta de óleo usado, além de todo o material de divulgação e ações concretas para que o material seja recolhido e tenha o destino correto – a reciclagem.

Menos  prejuízos ao meio ambiente e prêmios para os participantes

Quando despejado na rede pública de esgoto, o óleo usado pode causar sérios transtornos. Entopem as tubulações, causam extravasamento e dificultam o tratamento do esgoto. Lançados no solo, também prejudicam o meio ambiente.

A iniciativa foi lançada para as associações de moradores dos municípios da área de concessão durante edição on-line do encontro do Programa Afluentes, um canal de comunicação e aproximação entre a empresa e lideranças comunitárias.

A entidade que até o dia 15 de julho coletar a maior quantidade de óleo de cozinha usado ganhará 200 detergentes de 500 ml e R$ 600,00 que serão revertidos em compras de materiais para a comunidade. As associações que quiserem participar devem assinar um documento de adesão.

A coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Simony Dias, lembra aos líderes comunitários que o óleo de cozinha usado não deve ser lançado na pia. Antes de lavar os utensílios com resíduos do material, eles devem ser coados e a parte sólida descartada no lixo.

Pontos de coleta

O óleo pode ser colocado em uma garrafa pet e entregue aos líderes comunitários, sugere Simony. O procedimento evita entupimentos na tubulação de esgoto da residência, o que é responsabilidade dos moradores.

Se o óleo usado vai para a rede de drenagem, ele se mistura à areia e outros resíduos, formando uma espécie de concreto. Daí, podem causar obstruções que provocam alagamentos em períodos de chuva.

O recolhimento das garrafas pet com óleo de cozinha usado será realizado nas associações de moradores, no término da gincana, quando será feita a contabilização do material arrecadado.

Em seguida, os itens serão encaminhados para reciclagem, podendo ser transformado em sabão, biodiesel ou tinta. Oficinas de reciclagem também já foram oferecidas pela concessionária.

“Já participamos nos anos anteriores e neste ano não será diferente. Iremos mobilizar a comunidade para recolher o óleo usado e ajudar nesse trabalho de conscientização que a concessionária faz anualmente”, relata Marta da Silva, representante do bairro Caminho de Búzios, em Cabo Frio.

Pular para o conteúdo