Prolagos inova na Região dos Lagos com reservatório móvel para abastecimento

Prolagos inova na Região dos Lagos com reservatório móvel para abastecimento
Texto: Jeferson Marques

O verão começou no dia 21 de dezembro e, desde então, leva muita gente a buscar as belas praias da Região dos Lagos para passar a época mais quente do ano. As praias, tanto oceânicas quanto as da Lagoa de Araruama, atraem sempre muitos turistas.

De acordo com o contador de veículos da Prolagos, que monitora as entradas da região, a população total em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, no dia 30 de dezembro, passou de 1 milhão e 180 mil pessoas. Na baixa temporada, são cerca de 425 mil pessoas.

Inovação para atender bem

Para garantir o melhor serviço, tanto para a população que mora na região quanto para os turistas, a Prolagos realizou uma série de medidas em 2024, com reforço na infraestrutura do sistema de abastecimento de água, para obter a melhor performance. Em Tamoios, distrito de Cabo Frio, um reservatório móvel começou a funcionar no final do ano.

O equipamento opera em um contêiner com capacidade para armazenar 34 mil litros de água, com sistema de bombeamento independente. A unidade se soma aos cerca de 40 reservatórios espalhados pela região, que juntos possuem mais de 53 milhões de litros de água.

“É uma inovação. Foi uma ideia muito bem conduzida por nosso time e temos muito orgulho dela estar circulando agora, em pleno verão. Queremos dar à população da região de Tamoios mais este apoio, para que o nosso serviço chegue de forma satisfatória a todos”, disse o diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

Mais caminhões-pipa em circulação

Outra medida adotada pela concessionária foi o aumento na frota de caminhões-pipa, que vão atuar em casos pontuais, mediante solicitação dos clientes ou constatação de necessidade por parte da equipe. Neste verão, o número de caminhões será cinco vezes maior que o usado no restante do ano.

Também houve a ampliação no sistema de bombeamento de água. Cinco novas estações foram instaladas neste ano para aumentar a pressão nas redes, se somando às mais de 140 unidades existentes.

“Toda a rede de água e esgoto já passou por manutenção preventiva, justamente para trazer mais segurança operacional durante a alta temporada. Reforçamos também nossos estoques de produtos e materiais. A ideia é que, unindo os esforços e com um planejamento realizado de forma consistente, possamos prestar o melhor serviço à população”, afirmou o diretor-presidente da concessionária, Luiz Fernando Fabbriani.

A Prolagos também já concluiu a reforma dos sete geradores de energia elétrica que garantem o funcionamento pleno da Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada em São Vicente de Paulo, em Araruama, que capta água da Lagoa de Juturnaíba, e outros quatro foram adquiridos por aluguel.