Prospera: conectando pessoas por meio do cuidado e acolhimento

Prospera: conectando pessoas por meio do cuidado e acolhimento
Texto: Rosiney Bigattão, com colaboração das assessorias da Aegea

A cada ano, o Prospera – Um Movimento pelo Cuidado Com a Vida, amplia sua força e capacidade de conectar as pessoas mais vulneráveis às necessidades básicas. Em 2025, o evento foi realizado de forma simultânea em 16 cidades – uma a mais do que a edição anterior – alcançou um número maior de moradores e contou com o engajamento de mais voluntários.

O Prospera faz parte do Programa de Voluntariado da Aegea e compreende um conjunto de iniciativas dos pilares ESG da Aegea e suas concessionárias em todo o país para gerar prosperidade compartilhada nos territórios. É a materialização de um propósito — cuidar da vida onde ela acontece, mobilizando a comunidade em torno da empatia e da solidariedade.

A terceira edição teve transmissão ao vivo a partir das unidades da Aegea em Timon (MA) e Teresina (PI) e contou com a participação de Cabo Frio, unidade da Prolagos (RJ), e da Ambiental Vila Velha (ES), além do apoio do Instituto Aegea, promotor do evento. Nas imagens, o que se via era a satisfação nos rostos das pessoas atendidas em serviços essenciais que recebiam também acolhimento.

A dona de casa Raimunda foi uma das pessoas beneficiadas pelo projeto em Timon (MA) destaca a importância do evento. “Consegui me cadastrar na Tarifa Social e agora meu talão de água vai chegar com desconto. Fui atendida pela minha atendente preferida da Águas de Timon, a Iara, e fiquei muito feliz com o atendimento”, comemora.

A mesma alegria e gratidão ficaram registradas nas fotos, que você confere ao longo desta edição do Aegea Blog. Pessoas realizadas por conseguirem a vacinação do pet de estimação ou deixar em dia a limpeza dentária dos filhos. “Cada sorriso, cada gesto e cada momento mostraram a força de estarmos juntos por um bem maior”, disse Ludmila do Amaral, analista de Comunicação que participou da ação na Ambiental Vila Velha (ES).

Além das cidades citadas, veja como foi o sábado, 30 de agosto, em Manaus (AM), Maranguape e Crato (CE), Campo Grande (MS),  Barcarena (PA),  Picos (PI), Campo Verde e Guarantã do Norte (MT), Camboriú, Palhoça e São Francisco do Sul (SC), e Alvorada (RS).