Relatório de qualidade atesta respeito ao meio ambiente e às pessoas

Relatório de qualidade atesta respeito ao meio ambiente e às pessoas Aegea

A água é um bem indispensável e você já parou para pensar na importância do controle de qualidade? Para atestar a eficiência dos serviços prestados aos moradores, as unidades da Aegea distribuem, gratuitamente, o Relatório Anual de Qualidade da Água.

A Prolagos (RJ), que atende os municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, e as unidades da Aegea em Santa Catarina, já iniciaram a distribuição do relatório, entregue junto com a conta. 

O exemplo da Prolagos

Na Região dos Lagos, o Relatório Anual de Qualidade da Água  traz uma série de informações sobre a ETA de Juturnaíba, além de fotos, informações sobre o processo de tratamento e resultados dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Entre os parâmetros, estão a avaliação da cor da água, turbidez e índice de cloro. Também são divulgados outros dados. Integrando todo o ciclo da água, o material traz informações sobre o funcionamento das estações de tratamento de esgoto, inclusive a capacidade de cada uma delas. 

Em formato de folheto, o relatório começou a ser entregue pelos distritos de Monte Alto e Figueira, em Arraial do Cabo, junto com a conta de consumo mensal de água, e será distribuído nas demais cidades, de acordo com o cronograma de leitura dos imóveis. 

Controle de qualidade rigoroso

Juliana do Carmo, especialista de Qualidade da Água na Águas de Bombinhas, explica que o controle de qualidade é realizado permanentemente em todo o sistema da cidade. 

As amostras recolhidas nos Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) são encaminhadas para um laboratório acreditado, onde são realizadas análises em relação aos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos.

Rotina que faz bem para a saúde de todos

As concessionárias da Aegea em Santa Catarina cumprem uma rotina de controle da qualidade que inclui a realização diária de coletas e análises laboratoriais da água em diversas partes do sistema de abastecimento, que totalizam mais de quatro mil exames mensais. 

As análises são efetuadas por laboratório credenciado pelo INEA, certificado pelo Inmetro, garantindo a potabilidade da água. Os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde pública e à Agência Reguladora (Agenersa). 

“A ligação de água à rede de abastecimento dá a segurança sobre a origem da água que abastece os consumidores, que vem de estações de tratamento fiscalizadas pelo poder público e por agências reguladoras”, completa a especialista da Águas de Bombinhas.

Na Águas de Manaus (AM), unidade da Aegea na capital amazônica, são realizadas aproximadamente 30 mil análises por mês. Em 2022, foram mais de 340 mil análises que garantem a qualidade da água tratada. 

Limpeza da caixa d´água

“Nosso controle de qualidade é feito em todo sistema de abastecimento até o hidrômetro, mas dentro do imóvel é fundamental que os moradores façam a limpeza das cisternas e caixas d’água a cada seis meses e que não seja utilizado o mesmo reservatório para armazenar água do sistema público e água de poço”, ressalta o gerente Operacional, Pablo Meletti.

Divulgação dos resultados em outros canais

Além do relatório da água, mensalmente é realizada a divulgação dos resultados dos principais parâmetros analisados na fatura de água, em cumprimento ao Decreto Federal 5.440/2005, à Lei Federal 8.078/1990 e à Portaria GM/MS 88/2021.

Os relatórios também estão disponíveis para consulta nas lojas de atendimento e nos sites das unidades da Aegea. Atestam o compromisso de toda a empresa com a saúde da população atendida e respeito ao meio ambiente.

Conheça mais sobre os parâmetros analisados

Nas análises, são verificados fatores como turbidez, cor, concentração de cloro, flúor e PH, conforme as recomendações da portaria do Ministério da Saúde referentes às condições de consumo.

São verificados também os parâmetros:

Coliformes Totais Associados e Não Associados: indicador de contaminação associado aos animais;

Escherichia coli: está relacionada às doenças transmitidas pela água;

Turbidez: parâmetro estético relacionado ao grau de transparência da água;

Cloro Residual Livre: o residual desse elemento revela que a água está livre de contaminantes;

Cor: parâmetro estético relacionado às substâncias dissolvidas na água.

Pular para o conteúdo