Água certificada: reconhecimento internacional para serviços de qualidade

Água certificada
Texto: Thais Tomie

Pelo 3º ano consecutivo, a Águas de Campo Verde (MT) manteve a sua certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, referente à norma ISO 9001:2015.

ISO é uma sigla em inglês para Organização Internacional de Normalização. Reúne uma série de requisitos que certifica a capacidade da empresa em fornecer serviços e produtos conforme o que foi estipulado.

Os números se referem ao sistema de certificação, que pode ser para vários tipos de gestões e processos, e ao ano em que os mesmos foram publicados. O 9001 se refere ao Sistema de Gestão da Qualidade.

De forma simplificada, o 9001:2015 analisa como a empresa faz a gestão da empresa para aumentar a satisfação de quem recebe os produtos ou serviços. A certificação é constantemente verificada para sua manutenção.

Processos de qualidade

Na Águas de Campo Verde (MT), foram três dias de auditoria externa em diversas áreas da concessionária, realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, certificadora credenciada pela IQNET (International Certification Network) e acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O representante da certificadora, auditor Roberto Potenza,  verificou pessoalmente diversos documentos, mapeamento de processos, implantação e/ou revisão de procedimentos e atividades desenvolvidas pela concessionária na prestação dos serviços de saneamento básico.

Visitou a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Rio das Mortes –, avaliou o atendimento ao cliente, acompanhou a execução de uma ordem de serviço e o funcionamento do sistema de abastecimento e distribuição de água, entre outros processos.

Pontos de destaque

Ao anunciar a recomendação de manutenção da ISO 9001:2015, o auditor fez sugestões de melhorias e apontou os pontos fortes da concessionária. Um dos destaques apontados foi a capacidade técnica da equipe.

Outro ponto positivo foi o envolvimento dos colaboradores e da alta direção. “A concessionária mostrou que está comprometida com o Sistema de Gestão da Qualidade”, ressaltou o auditor Roberto Potenza.

Trabalho integrado

“O atendimento à ISO é uma demonstração de que a concessionária está, de fato, comprometida em garantir a qualidade dos serviços com foco no cliente, pautados em padrões internacionais. Isso é fundamental para o desenvolvimento da empresa”, pontuou o diretor-presidente da Águas de Campo Verde, André Bicca.

Mais sobre a ISO

A norma ISO 9001:2015 do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é reconhecida internacionalmente e assegura a padronização e o controle dos processos, proporcionando qualidade, gestão e eficiência na prestação dos serviços. A certificação do SGQ foi conquistada pela Águas de Campo Verde em dezembro de 2019. As auditorias externas para recertificação na norma acontecem a cada três anos. E anualmente são promovidas auditorias internas, para avaliar a conformidade do SGQ, e externa, para garantir ou não sua manutenção.

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