O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em 25 de julho, traz destaque para o tema da equidade racial e sua intersecção com a de gênero, principalmente na questão da participação das mulheres negras no mercado de trabalho e na sociedade.
A Aegea participa do debate com ações de valorização das colaboradoras negras em vários municípios pela atuação dos comitês locais por meio do Respeito Dá o Tom, o RDT. programa de equidade racial e de gênero.
O comitê do RDT de Rondônia, por exemplo, promove uma live no dia 26 de julho. O tema será Tereza de Benguela e Amazônia Negra, com a participação de Marcela Bonfim, fotógrafa e palestrante, e Keilla Martins, coordenadora do RDT. Tereza de Benguela é uma quilombola que se tornou rainha e um símbolo de resistência.
Apoio ao projeto de capacitação para mulheres quilombolas
Na Região dos Lagos (RJ), a Prolagos apoia o projeto “Somos Divas na Luz do Candeeiro”, que forma mulheres quilombolas na criação de biojoias com elementos locais.
Em sua terceira edição, promove a representatividade, a independência e capacita a comunidade para complementar a renda familiar. Entre as localidades beneficiadas estão a Baía Formosa, em Armação dos Búzios, e o quilombo Caveira, em São Pedro da Aldeia.
“Apoiar um projeto como esse é uma forma de contribuir para sua visibilidade social e empoderamento. Parafraseando Angela Davis, é fazer com que as mulheres negras se movimentem, e que, a partir delas, toda a estrutura social se movimente junto”, diz Keilla Martins, coordenadora do Programa Respeito Dá o Tom.
RDT participa do Fórum Pacto das Pretas
Acontece neste 25 de julho o 3º Fórum Pacto das Pretas, um pacto para todos. Traz o tema: Mulher Negra: Saùde, Políticas Afirmativas e Filantropia Antirracista.
O Fórum Pacto das Pretas é uma ação para evidenciar a urgência de se estabelecer, como presença real e permanente, a participação das mulheres negras nos lugares de tomada de decisão.
É uma estratégia do Pacto de Promoção da Equidade Racial para que as vozes das mulheres negras sejam ouvidas, trazendo o tema para o centro das discussões.
Promoção da equidade racial
Em abril deste ano, a Aegea se tornou parceira do Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa que propõe a implementação de um Protocolo ESG Racial.
Ao aderir o pacto, a empresa impulsiona o movimento de equidade de oportunidades e contribui para a reparação histórica, combatendo assimetrias.
A Aegea é patrocinadora também do Fórum Pacto das Pretas deste ano e da próxima edição, em 2025, pois ele traz a interseccionalidade entre gênero e raça, temas prioritários para a empresa.
Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
O fórum acontece anualmente em 25 de julho para lembrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. É um marco pela luta delas contra o preconceito e contra a invisibilidade.
A data foi instituída pela ONU porque foi em 25 de julho de 1992 que foi realizado o encontro que deu origem à Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas.
O 3º Fórum Pacto das Pretas reúne mulheres que atuam em grandes empresas e organizações para troca de experiências e conhecimento. Vai refletir sobre avanços e desafios das mulheres, mercado de trabalho global e estratégias de desenvolvimento de executivos, entre outras abordagens.
Isabel Fillardis, a embaixadora do Pacto, faz um tributo no Pacto das Pretas para celebrar a riqueza cultural e a resistência das mulheres negras no Brasil. Uma celebração de força, beleza e diversidade que convida o público para refletir sobre a importância da igualdade e do reconhecimento cultural.
Aegea é pioneira a se comprometer com metas de diversidade racial
A Aegea, que foi a primeira empresa do setor de saneamento a emitir bonds sustentáveis com metas sociais e ambientais na América Latina, sendo a pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança, vai fazer parte do evento.
A empresa será representada no palco do 3º Fórum Pacto das Pretas por Keila Martins, do Programa Respeito Dá o Tom. A especialista em diversidade e inclusão da Aegea participa do “Vozes fortes e corações cuidados: um painel sobre saúde das mulheres negras”.
Vai compartilhar suas experiências na companhia como uma mulher negra que coordena o programa de diversidade, promovendo um ambiente de trabalho saudável e acolhedor, fundamental para a efetiva inclusão dessas profissionais.
Na plateia, a empresa está representada por dez membros dos comitês locais de diversas unidades, pelas equipes de Sustentabilidade e do Instituto Aegea. Além da formação com palestras de lideranças como Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, o grupo tem a oportunidade de trocar experiências com outras grandes empresas e organizações.
“É muito importante contar com a presença de membros dos comitês locais do RDT em um evento tão relevante como esse. De um lado, temos uma grande oportunidade de aprendizado de outro, destacamos a atuação em diversidade da Aegea de Norte a Sul do Brasil”, diz Marina Rodrigues, gerente de Sustentabilidade da empresa.
Para a gerente, todas essas iniciativas reforçam a importância da equidade racial e de gênero na estratégia de promoção de prosperidade compartilhada da Aegea.
“Para a Companhia, é fundamental valorizar os nossos talentos, mulheres negras que inspiram os colegas e movimentam vidas em todas as unidades da empresa. O engajamento dos colaboradores na ação de reconhecimento promovida pelo RDT foi recorde. Os resultados serão divulgados em breve”, afirma.
O Aegea Blog acompanha o evento e traz os detalhes aqui.