A despoluição do Rio Camboriú é mais do que uma meta — é um compromisso da Águas de Camboriú com o meio ambiente, a saúde pública e o futuro da cidade. Para tornar isso realidade, a concessionária está investindo na revitalização de seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em diferentes loteamentos do município. As ações incluem cercamento, modernização de equipamentos, melhorias na infraestrutura elétrica, pintura e reparos nas estruturas. Mais do que melhorias físicas, essas intervenções garantem mais eficiência no tratamento do esgoto e evitam que resíduos cheguem ao rio sem o devido cuidado.
Os investimentos realizados, com foco na operação das ETEs, contemplam melhorias nas estruturas físicas, bem como nos sistemas hidráulico e elétrico. Entre as ações executadas, estão o cercamento das unidades, a substituição de bombas, sopradores, boias e toda a infraestrutura elétrica.
“Assegurar maior eficiência operacional e garantir o pleno funcionamento das estações, promovendo um ambiente mais agradável e a integração dessas estruturas com a comunidade local”, comenta Josias Enrik Garcia, coordenador de operações da concessionária.
Segundo Josias, as instalações passaram por pintura geral e reparos nas estruturas, já desgastadas pelo tempo. “A concessionária atua com limpeza e desobstrução preventiva nas redes dos loteamentos. Trabalhamos com a equipe realizando vistorias diárias para acompanhar a operação e executar limpezas de forma preventiva e ágil”, explica ele. Josias destaca, ainda, que além dessas ações estão previstos outros investimentos, como a execução dos projetos do sistema principal. Vale reforçar que os imóveis existentes dentro destes loteamentos e interligados aos sistemas passarão a receber as faturas de tratamento de esgotos a partir deste mês de julho.