Saiba como cuidar da sua segurança e de sua equipe com a APR e PT

Saiba como cuidar da sua segurança e de sua equipe com a APR e PT
Texto: Rosiney Bigattão

A 8ª Regra de Ouro de Segurança da Aegea aborda dois documentos muito importantes para criar um ambiente de trabalho seguro: a análise preliminar de risco, a APR, e a permissão de trabalho, PT.

Como usar a APR

A análise preliminar de risco (APR) deve ser feita antes do início de uma atividade,  pois ela faz uma avaliação para identificar e avaliar os riscos associados. Ao mesmo tempo, a APR já define as medidas de controle que devem ser tomadas para mitigar os possíveis riscos.

PT: o que é a permissão de trabalho

Como diz o nome, a permissão de trabalho (PT) é um documento que autoriza a realização de atividades complexas. Essa autorização se dá mediante prévia mitigação de riscos e controles no ambiente de trabalho

A permissão de trabalho (PT) deve ser assinada por todos os envolvidos na realização das atividades, já que todos devem se comprometer com a sua segurança e a dos integrantes da equipe.

Quando usar a APR e a PT

As atividades de alto risco, como trabalho em altura, espaço confinado, escavação e eletricidade, só devem ser iniciadas depois da análise preliminar de risco (APR) e da permissão de trabalho (PT) terem sido feitas.

Entre as atividades que oferecem perigo e precisam dessas documentações, estão:

  • Trabalho em altura.
  • Espaço confinado.
  • Escavação.
  • Serviços que envolvem eletricidade.

Ao seguir as orientações, o colaborador realiza seu trabalho com comprometimento, cuidando da própria segurança e de quem está ao seu redor.

Compromisso com a vida por meio da 8ª Regra de Ouro

Cada colaborador deve se comprometer a aceitar os riscos antes de iniciar uma atividade, o que significa conhecer e tomar as medidas cabíveis para se proteger, aguardando a permissão de trabalho (PT) para as atividades críticas.

Nenhuma atividade deve ser exercida sob os riscos do efeito do álcool.

Os colaboradores devem parar e avaliar novamente as atividades a serem realizadas se as condições do ambiente mudarem.

Outro compromisso deve ser nunca improvisar.

Ficar ligado, avaliar o risco de cada atividade realizada e usar os equipamentos corretos são outros comprometimentos de um trabalho realizado com comprometimento.

Por fim, todo colaborador deve respeitar as sinalizações de segurança, incentivando os colegas a fazerem o mesmo.