O Instituto Aegea vai lançar, em 14 de agosto de 2025, o Saneamento Salva, um espaço dedicado à divulgação de conteúdos relevantes sobre saneamento e sua relação com a saúde pública, educação, geração de empregos, educação, meio ambiente e qualidade de vida.
A iniciativa busca evidenciar o impacto direto da água tratada e dos serviços de esgoto na redução de doenças, no aumento da produtividade e no fortalecimento do desenvolvimento econômico e social. No Brasil, mais de 32 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável e cerca de 90 milhões vivem sem serviços de coleta e tratamento de esgoto.
Mobilização da sociedade
Com dados, notícias, análises e estudos, o portal pretende mobilizar a sociedade para acelerar o cumprimento do Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização dos serviços, fortalecendo o ciclo que garante saúde, preservação ambiental e uma vida digna aos brasileiros.
A plataforma digital é organizada em editorias como Retratos do Saneamento, que traz histórias reais de moradores que relatam o antes e o depois do acesso aos serviços em suas vidas; Pontos de Vista, com artigos, entrevistas, podcasts e vídeos de especialistas; e Estudos e Publicações, reunindo pesquisas inéditas e materiais de universidades e entidades do setor.
Saneamento Salva: lançamento com transmissão ao vivo
Com linguagem acessível, o Saneamento Salva conta com um conselho consultivo multidisciplinar e parcerias com médicos, instituições acadêmicas e veículos de comunicação para colocar o saneamento no centro das discussões sobre o futuro do país.
Tudo para dar visibilidade aos impactos positivos do acesso à água e ao serviços de esgoto, estimulando a reflexão, a troca de perspectivas e a mobilização social. E, assim, mostrar que investir em saneamento salva.
O Saneamento Salva será lançado nesta quinta-feira, 14 de agosto, em um evento presencial no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM, RJ) com transmissão pelo YouTube.
Acompanhe aqui no Aegea Blog, a partir das 20 horas, a roda de conversa entre o médico Drauzio Varella e os membros do Conselho Consultivo do Saneamento Salva: a Dra. Margareth Dalcolmo, a Dra. Silvia Souza e a Prof. Laura Muller Machado. Assista e saiba mais sobre a importância do saneamento para a construção de um futuro mais justo e saudável.