Saúde mental é um dos principais focos da SIPAT 2022 da Aegea

sipat

Será uma semana inteira em um evento que envolve toda a empresa em torno das palestras e muita interatividade para refletir sobre um tema que é um dos pilares da Aegea: a saúde e a segurança de seus mais de 11 mil colaboradores.

De 12 a 16 de setembro, as unidades dos 154 municípios de atuação fazem um escalonamento de trabalho para que todos possam entrar na mesma conexão e assistir às palestras. Entre os palestrantes, o CEO da Aegea, Radamés Casseb e os quatro vice-presidentes regionais.

“Falar, ouvir e refletir sobre saúde e segurança significam investir o nosso tempo em um assunto que é considerado um valor para toda a Aegea: a vida! Cuidar da saúde e da qualidade de vida dos moradores das cidades onde atuamos é da nossa natureza”, afirma o CEO da Aegea, Radamés Casseb.

Mente Sã + Corpo Saudável = Trabalho Seguro

Os temas centrais da SIPAT 2022 da Aegea são a Saúde Mental e a Segurança no Trânsito. O conceito por trás de todo o conteúdo está no mote do evento: Mente Sã + Corpo Saudável = Trabalho Seguro. É essa reflexão sobre a sincronia entre a mente, o corpo e a rotina de trabalho que vai nortear o evento.

“A saúde mental é primordial para conduzir todos os nossos hábitos e práticas diárias de maneira equilibrada. A SIPAT 2022 da Aegea tem esse propósito, de gerar reflexão para que todos se conscientizem da importância que cada um tem para garantir a sua segurança e a de todos”,afirma Ana Maria Pattaro, gerente Corporativa de EHS da Aegea.

A participação do CEO e vice-presidentes regionais da Aegea

O CEO Radamés Casseb faz a abertura da SIPAT 2022, no dia 12 de setembro. Depois da palestra dele, Andrezza Araújo fala sobre a prática do cuidado ativo: eu cuido de mim, do próximo e me permito ser cuidado. Uma ferramenta importante para identificar comportamentos que reduzem acidentes e salvam vidas.

No período da tarde – sim, o evento tem uma ampla programação – é reservado para a comunicação não violenta (CNV) nas práticas de segurança. A nova forma de se relacionar terá a palestra de Marina Pedreira. Ela vai abordar as atitudes em nossas relações que levam – ou não – ao ambiente seguro.

Guillermo De Lucca, trânsito e mobilidade urbana

No segundo dia do evento, a mensagem-chave de segurança fica por conta do vice-presidente da Regional 1 da Aegea, Guillermo De Lucca. Um dia para refletir sobre nosso comportamento frente ao trânsito e à mobilidade urbana. O exemplo que vem do Rio de Janeiro com a conscientização por meio das ações a partir da Lei Seca. 

A gestão do tempo é outro tema do dia 13. A busca por maior produtividade e eficiência ganha também o viés da segurança no trabalho. Uma contribuição imperdível de Ivo Neves para quem quer gerenciar melhor e de forma mais segura não só as atividades de trabalho, mas pessoais, afinal, o tempo é uma das nossas maiores riquezas. 

Leandro Marin fala sobre saúde mental, alimentação e atividades físicas

O vice-presidente da Regional 2 da Aegea, Leandro Marin, abre a SIPAT 2022 na quarta-feira, dia 14. Ele traz assuntos de extrema importância: saúde mental, controle e inteligência emocional. Como podemos evitar os transtornos mentais a partir do desenvolvimento da imunidade psicológica será o tema de Graziella Sanchez, além de muitas dicas práticas.

Como não existe mente saudável sem a prática de uma rotina de atividades físicas e alimentação equilibrada estes serão assuntos para a palestra da tarde, com Vital Work. Esqueça as conversas que nunca conseguimos colocar em prática – ele vai tratar o tema com muita leveza e praticidade. Para todo mundo se movimentar e se alimentar de forma mais saudável.

VP Renato Medicis e a palestra sobre percepção de risco e agir de todos

Renato Medicis, vice-presidente da Regional 3, participa no dia 15 para falar sobre a percepção de risco e o agir de todos. O que fazer para se manter em segurança e para garantir um ambiente seguro para todos os que estão à nossa volta. Ivo Neves fará uma palestra no mesmo dia, reforçando e complementando o tema da Gestão de SSO, Saúde e Segurança Operacional. 

O superintendente da Águas do Rio, Eduardo Gonçalves Duarte, é outro palestrante do dia. Vai falar sobre violência urbana e Segurança Pública.Um assunto de extrema relevância para quem atua em saneamento, com muitas atividades acontecendo em áreas urbanas, nas ruas. Como agir, as reações mais seguras e ações corporais que devem ser evitadas serão abordadas. 

Alexandre Bianchini no encerramento da SIPAT 2022

O encerramento da SIPAT 2022 conta com a participação de Alexandre Bianchini, vice-presidente da Regional 4 e diretor-presidente da Águas do Rio. A participação dele traz um dos assuntos mais importantes da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho de 2022 da Aegea. É a saúde mental.

Como evitar o stress e como prevenir transtornos mentais são os assuntos principais do dia. Além de Bianchini, a palestrante Graziella Sanchez aborda os temas, definindo os conceitos e explicando as ferramentas que permitem uma convivência harmoniosa com o stress, que é inerente à natureza humana. Graziella vai interagir com os colaboradores para incentivar a autorreflexão.

Novidades para os colaboradores

Além de todo o conteúdo, marcado por games e muitas atividades, o evento vai trazer novidades para os colaboradores da Aegea. Se você é um colaborador, vale conferir.

Pular para o conteúdo