O plano de ação da Águas de Manaus (AM) representa uma continuidade do que foi feito no ano passado, quando foi registrado o recorde histórico de seca do Rio Negro em mais de 120 anos de medição.
Na ocasião, as ações preventivas realizadas entre a concessionária e a Prefeitura Municipal evitaram a interrupção do fornecimento de água em decorrência da estiagem.
Para 2024, o planejamento, também feito em parceria, garante o abastecimento pleno na cidade, mesmo que a estiagem avance 25% em relação ao ano passado, segundo a Águas de Manaus.
Estiagem pode ser a pior de todos os tempos
A operação planejada envolve a adaptação de toda a estrutura de captação de água em Manaus para acompanhar o nível do Rio Negro. Caso o índice fique mais crítico, já está prevista a implantação de estrutura de bombas d’água flutuantes.
“A estiagem deste ano tem dado indícios de ser a maior de todos os tempos. Ano passado, fizemos um trabalho de planejamento, nos antecipamos a um possível problema que foi solucionado pela intervenção da empresa. Este ano, solicitamos um trabalho mais minucioso em função da proximidade desta que se mostra ser a seca mais severa de todos os tempos”, afirma o prefeito de Manaus, David Almeida.
Ações para garantir o abastecimento
A ação inclui o rebaixamento das bombas de captação de água para que o abastecimento não seja prejudicado. A Águas de Manaus adquiriu equipamentos e está preparada para uma cota ainda menor e, caso seja necessário, a captação será feita do meio do rio, do ponto mais profundo.
Diariamente, 700 milhões de litros de água são captados e tratados para os mais de 2 milhões de manauaras. A estrutura implantada pela concessionária garantirá que a estiagem não afete este nível de produção diária de água tratada.
Mais de 30 profissionais envolvidos
A preparação teve início em abril deste ano. Além da prefeitura e da concessionária, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) também participa do processo, que envolve mais de 30 profissionais dedicados exclusivamente para garantir o pleno funcionamento do sistema de água durante a estiagem.
“Em 2023, adotamos ações emergenciais de combate à estiagem que foram incorporadas posteriormente ao sistema de abastecimento da cidade. Para este ano, usamos a expertise adquirida para colocar em prática ações definitivas para prevenir secas graves no futuro. Modernizamos nossos sistemas elétricos e hidráulicos, já com esse período do ano em mente”, explica o gerente de Operações da Águas de Manaus, Lineu Machado.
Além do plano de atuação para o abastecimento na área de operação da concessionária, na zona urbana, a Águas de Manaus também participa do fornecimento de água para famílias em comunidades ribeirinhas.
Preparativos para o verão na Região dos Lagos
A operação de melhorias da Prolagos (RJ), começa no dia 11 de setembro, para atender aos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.
A ação é preparatória para o próximo verão, período em que aumenta o consumo de água, devido ao grande fluxo de turistas que procuram a região, chegando a praticamente quadruplicar a população residente, ao passar de 425 mil para cerca de 1,6 milhão de pessoas.
A força-tarefa vai mobilizar cerca de 60 colaboradores de diferentes áreas da empresa, com frentes de ação em estações de tratamento e de bombeamento de água e em trechos da rede de abastecimento.
Capacidade de produção de água aumentada
No último ano, a ETA teve a capacidade de produção aumentada de 1.500 litros por segundo para 1.800 litros por segundo, a partir da integração de novos módulos. Agora, a unidade vai passar por manutenção e melhorias. Após o trabalho, o retorno do abastecimento será gradativo.
Preparação para alta temporada em andamento
Com a operação desta semana, a Prolagos intensifica um conjunto de ações que fazem parte do Plano Verão 2024/2025 da concessionária. A ETA já está recebendo cerca de 30 supressores de surto, equipamento que protege as unidades operacionais instaladas de possíveis picos de energia elétrica.
O planejamento para a alta temporada conta ainda com manutenção preventiva nos sistemas de água e esgoto; reforço no número de geradores; aumento na frota de caminhões-pipa, e reforço no atendimento nas lojas e pelo call center, entre outras ações.