Segurança no trânsito: todas as unidades engajadas na mesma direção

Segurança no trânsito: todas as unidades engajadas na mesma direção
Texto: Flávia Queiroz, Guilherme Rocha, Thais Tomie e Renata Santos

Realizada ao longo do mês, a campanha Maio Amarelo na Aegea culminou  no Dia D de Segurança no Trânsito. Na Águas do Rio, teve blitz simultâneas nas cinco bases operacionais das cidades de Itaocara, Cordeiro, Barra de São João, Rio Bonito e São Francisco de Itabapoana.

Durante a ação, foram fiscalizados todos os veículos da frota da superintendência. Além do checklist diário, a equipe de EHS orientou os condutores sobre boas práticas no trânsito e direção defensiva.

Em Itaocara, a ação contou com a adesão da Guarda Municipal. Além do apoio no trânsito, auxiliando os motoristas e desviando o fluxo de veículos, ela participou das orientações aos colaboradores.

“Acredito que ações como essa servem tanto para a empresa, evitando possíveis danos vindos de acidentes, quanto para a comunidade que a empresa está inserida. Isso demonstra o comprometimento que temos com os moradores. Sempre iremos apoiar iniciativas como essas”, disse o guarda municipal de Itaocara, Fernando Silva Junior.

Palestra com vítimas de acidentes e Operação Lei Seca na Águas do Rio

Um dos destaques da campanha do Maio Amarelo na Águas do Rio foi a palestra do Detran na Estação de Tratamento de Esgoto São Gonçalo, em 15 de maio. O evento na ETE contou com a participação da Lei Seca RJ.

No encontro, os convidados explicaram a importância das boas práticas na condução de veículos e como suas vidas foram transformadas ao se acidentarem por imprudência de pessoas que fizeram o consumo de bebidas alcoólicas.

A equipe que atua na Lei Seca tem entre os integrantes vítimas do trânsito e motoristas que provocaram  os acidentes. Foram feitas dinâmicas simulando situação de embriaguez por meio de um óculos. 

O diretor-executivo da Águas do Rio, Diógenes Lyra, ressaltou a importância do tema para a empresa e o quanto uma conduta correta no trânsito precisa ser cumprida e respeitada por todos.

Parada de Segurança e curso de Direção Defensiva na Prolagos

Na Prolagos, as equipes do EHS e da CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) promoveram a Parada de Segurança. O evento contou com panfletagem e um diálogo realizado pelo instrutor e gestor de trânsito Marcelo Marques Dias.

Os cuidados na direção que os colaboradores devem ter para garantir segurança no trânsito direcionaram a conversa. Em maio, foi lançado um curso de Direção Defensiva, ministrado inicialmente para os gestores, que será estendido aos colaboradores habilitados ao longo de junho e julho.

Mobilização de entidades na Aegea MT2

Nas concessionárias da Aegea MT2, que atende a 24 municípios em Mato Grosso, a conscientização para garantir segurança no trânsito e reduzir acidentes contou com o apoio de entidades.

Na campanha especial, palestras ministradas pelos representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura Municipal, Detran MT e Corpo de Bombeiros Militar.

Foram realizados também treinamentos e a Blitz Educativa, com orientações práticas nas unidades mostrando a importância do checklist para a operação segura dos veículos.

Todos os colaboradores receberam um botton exclusivo do Maio Amarelo, simbolizando o compromisso com a segurança no trânsito.

Carro batido chama a atenção em estação de tratamento de esgoto

Quem chega à Estação de Tratamento de Esgoto Guaxinim, da MS Pantanal, em Dourados, município que fica a 245 quilômetros da capital sul-mato-grossense, se depara com uma imagem nada comum: um carro totalmente destruído.

O veículo sem vidros, pneus estourados e carcaça amassada na entrada da unidade chama a atenção de quem passa por ali. A ideia é trazer algo que impactasse os colaboradores no mês em que ações de prevenção a acidentes no trânsito são realizadas.

“Um sentimento de tristeza, porque certamente houve vítimas. Sabendo disso, fico imaginando a família. E depois vem o medo, afinal corro esse risco também”, essa é a definição do operador de retroescavadeira Vicente Ferreira Neves de 33 anos ao ver o veículo acidentado.

Há três anos na empresa, o colaborador diz que nunca se envolveu em acidentes no trânsito.

“A gente teve a ideia de trazer algo que fosse além do convencional, que chocasse os colaboradores. A proposta é que ele entenda que uma atitude inadequada no trânsito, pode ser fatal”, diz o coordenador de Operações da MS Pantanal em Dourados, Aldo Benevides, que faz parte da CIPA, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio no Trabalho. O polo de Dourados da MS Pantanal conta com 35 colaboradores, cerca de 33 conduzem os veículos da empresa.  Buscar minimizar os acidentes nas rodovias e vias urbanas é apenas uma das mensagens que a ação quer passar. A iniciativa teve o apoio do Detran MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul).