SEMA avalia ETE para ampliar tratamento de esgoto em Sinop

Sema Sinop

A ETE Curupy, que trata todo o esgoto coletado de Sinop (MT), está em uma área de aproximadamente 9,6 mil metros quadrados de construção. A capacidade de tratamento é de 60 litros de esgoto por segundo com o que há de mais moderno em tecnologias voltadas para o saneamento.

Devido ao crescimento populacional – Sinop está entre as cidades que mais crescem no estado e é também umas das que tem o maior potencial de investimento do país – a concessionária quer aumentar a capacidade de tratamento da ETE, impulsionando ainda mais o desenvolvimento do município.

“Sabemos o quanto isso será benéfico para toda comunidade e estamos ansiosos para melhorar os processos de tratamento, mantendo a destinação correta, os cuidados e a proteção com o meio ambiente”, disse o diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Lopes.

Aumento da capacidade de tratamento

A ideia é elevar a vazão do tratamento dos 60 litros por segundo para 80 litros por segundo. Mas toda modificação na estrutura ou no funcionamento da ETE precisa ser analisada pelos órgãos competentes. Por isso, foi feito um pedido para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA).

A equipe técnica da SEMA realizou uma vistoria programada nas instalações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Curupy, que faz parte do estudo que está sendo feito para alterar o processo de tratamento junto a licença de operação.

O levantamento foi realizado em 19 de outubro e contou com a participação da SEMA, da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (AGER) e da prefeitura municipal, além dos representantes da concessionária Águas de Sinop.

“Esse encontro se deu para analisarem o processo e a viabilidade de atendimento ao requerimento da concessionária. A partir da aprovação do pedido para ajustar e aumentar a vazão, conforme solicitado, serão feitas as devidas alterações no sistema de licença de operação”, afirmou Eduardo Lopes.

Mais sobre a ETE

Inaugurada em dezembro de 2016, a ETE Curupy conta com um sistema de coleta e tratamento de esgoto avançado e atende às regras estabelecidas no contrato de concessão, que foram definidas durante o processo licitatório. A concessionária atua de forma transparente e com responsabilidade para melhor resultado e acompanha o contínuo crescimento do município.

Pular para o conteúdo