Sensores monitoram rios em tempo real em nove cidades de MT

Sensores monitoram rios em tempo real em nove cidades de MT
Texto: Rosiney Bigattão

As unidades da Aegea em Mato Grosso implementaram um sistema inovador de telemetria para monitoramento em tempo real dos rios que abastecem nove cidades do estado.

A tecnologia permite acompanhar remotamente o comportamento das fontes de captação e agilizar a resposta diante de alterações nos níveis dos mananciais — fenômenos cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas, como estiagens prolongadas e cheias repentinas.

Com operação 24 horas por dia, o sistema foi instalado em unidades da Águas de Barra do Garças, Confresa, Diamantino, Jauru, Jangada, Nortelândia, Paranatinga, Porto Esperidião e Primavera.

“O sensor de manancial é uma resposta concreta aos desafios provocados pelas mudanças climáticas nos mananciais. Com ela, conseguimos agir de forma preventiva e oferecer mais segurança à população”, afirma Tatieli Franzini Pavin, Analista de Operações da Aegea em Mato Grosso.

Maior regularidade no abastecimento

Os sensores identificam variações nos volumes dos rios e possibilitam medidas imediatas, como ajustes no bombeamento ou ativação de fontes alternativas. Em áreas remotas, onde não há acesso à internet ou rede móvel, a transmissão dos dados ocorre via satélite, garantindo o funcionamento ininterrupto.

Além de ampliar a capacidade de resposta das equipes operacionais, o sistema traz benefícios diretos à população, como maior regularidade no abastecimento e melhores condições para o planejamento em períodos de estiagem. A iniciativa reafirma o compromisso da Aegea com a segurança hídrica e a eficiência na gestão dos recursos naturais.