“Nós vivemos uma emergência climática, não podemos minimizar o valor e a relevância dessas palavras. O sistema climático terrestre é formado por muitos componentes, são partes. Estamos num momento em que muitas dessas partes estão mostrando sinais muito claros de que estão próximas de colapsarem, de mudar a maneira como funcionam e funcionaram nas últimas décadas. E obviamente que, como sociedade, nós temos uma dependência muito grande dos chamados serviços ecossistêmicos, que mantêm o equilíbrio do clima. Nós estamos sofrendo com as situações de extremos climáticos que têm se tornado mais frequentes e intensos e não temos outra saída que não atuar efetivamente para mitigar e adaptar a essas questões”.
É assim que o geólogo Cristiano Mazur Chiessi, especialista em mudanças climáticas e professor na Escola de Arte, Ciências e Humanidades da USP, inicia a entrevista da nova edição da Revista Aegea.
Ele apresenta uma situação realista do que os estudos têm mostrado nos últimos anos e para onde o planeta caminha. Clique aqui e leia a entrevista completa.