Somos água: as ações que ajudam a movimentar vidas e preservam

Somos Águas
Texto: colaborativo

Como é possível cuidar melhor da água? Na semana em que se comemora o dia mundial dela, muito se fala sobre isso. Mais do que o debate, fundamental, algumas ações mobilizam pessoas, empresas, bairros e cidades inteiras em torno do assunto. Afinal, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 exatamente com esse objetivo – a conscientização da população. Em 2022, o tema é Águas Subterrâneas: Tornando o Invisível Visível.

Na Aegea, os exemplos de ações vêm de Barra do Garças, lá no Mato Grosso, que revitalizou bacia hidrográfica; da capital do Piauí, no norte do país; da Região dos Lagos (RJ), do coração do Brasil, no Centro-Oeste, e de praticamente todas as cidades onde a empresa atua. Mesmo quem trabalha nas unidades que só prestam serviços de esgoto, parou ao menos um minutinho neste 22 de março para lembrar e refletir sobre a importância da água em nossas vidas. Afinal, cuidar do esgoto também é cuidar da água.

Esse foi o mote do vídeo da Ambiental Metrosul (RS), Parceria Pública-Privada responsável pelos serviços de esgoto de nove municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Também por meio de audiovisual, a Águas de Matão (SP), uma das unidades no interior de São Paulo, mostra  porque é tão fundamental investir para ampliar o acesso à água tratada. No Maranhão, a Águas de Timon levou filmes com temáticas sustentáveis para a praça pública.

Cuidados que movimentam vidas

Na TV Globo de MS, artistas locais cantaram o orgulho de ter água tratada de qualidade (veja no AE Play). Mas a celebração principal do Dia Mundial da Água da Águas Guariroba foi a reinauguração do viveiro de mudas da concessionária. Danificado em uma tempestade, ele foi revitalizado e passou a se chamar Viveiro Isaac de Oliveira, artista plástico que ficou famoso por retratar as belezas da fauna e flora sul-mato-grossenses.

Os ipês, que ganharam vida nas telas, agora serão semeados no viveiro, que tem capacidade para 50 mil mudas por ano. Ao todo, serão produzidas 28 espécies típicas do cerrado com sementes coletadas em diferentes estados. “O grande objetivo do viveiro é proteger nossos mananciais, com o plantio de matas ciliares e na reservas legais das propriedades rurais”,disse Fernando Garayo, gerente de Meio Ambiente e Qualidade.

Voluntariado que planta esperança

Em Manaus, plantio de espécies que ajudam na recuperação dos solos e vão aumentar a produção de água no futuro marcaram a data. Foram 5.000 árvores na área da Estação de Tratamento de Água de Ponta das Lages. As mudas foram plantadas em parceria com o Instituto Soka, Voluntariado da Águas de Manaus, a prefeitura municipal e outras entidades. Um segundo plantio foi feito na ETA do Mauazinho. Teve ainda uma ação no igarapé do Gigante que incluiu uma missa e a desativação de uma lixeira.

Doação de mudas e o trabalho por cidades mais azuis

A Águas do Rio (RJ) comemorou o Dia Mundial da Água trabalhando por cidades mais azuis. Junto com o Instituto Aegea, fechou uma parceria com o Museu do Amanhã que foi anunciada pelo diretor-presidente, Alexandre Bianchini, durante o seminário Águas Urbanas – Saneamento Básico no Rio de Janeiro. Serão desenvolvidos projetos e ações educacionais na área. Várias atividades de conscientização foram realizadas com estudantes da Rede Pública de Ensino para comemorar a data.

A concessionária anunciou investimentos de R$ 13 milhões nas comunidades. Fez doação de mudas no Horto Botânico Meritiense em uma iniciativa da prefeitura de São João de Meriti. Também reinaugurou a Estação de Tratamento de Água Taquara, em Duque de Caxias, beneficiando 78 mil pessoas com água tratada em suas casas. Melhorias e comemorações pelo Dia Mundial da Água foram realizadas ainda no Morro da Coroa, em Santa Tereza, em Nova Iguaçu, Miracema e em Maricá.

Águas para o futuro

“Águas para o futuro” é o nome da série de atividades educativas que está movimentando ideias nos municípios da Aegea RO. Tem palestras em escolas municipais de Ariquemes, Buritis, Rolim de Moura e Pimenta Bueno, pit-stop nas principais avenidas com entrega de adesivos, corrida da água e visitas em unidades das empresas que se transformam em uma aula sobre o processo de tratamento no ciclo integral da água.

Milena Albuquerque, engenheira química responsável pelo controle de qualidade das concessionárias da Aegea em Rondônia, cita que o ciclo da água é perfeito para esse  dia de celebração. “Somos apaixonados pela água. Cuidamos dela do início ao fim, com um ciclo perfeito. Captamos, tratamos e distribuímos, depois coletamos o esgoto, tratamos e devolvemos para a natureza, pronto para um novo recomeço sustentável”, disse.

De Olho no Óleo

Com foco na preservação ambiental, a Águas de Bombinhas (SC) comemorou a data em Santa Catarina lançando o programa De Olho no Óleo. Em parceria com a prefeitura municipal por meio da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente (Famab), o projeto tem o apoio de outras secretarias municipais e de muitas instituições da cidade. O presidente da Famab lembrou que uma gota de óleo contamina cerca de 50 litros de água.

“Só juntos podemos resolver esse problema. Por vezes a comunidade não coopera ou desconhece os prejuízos da contaminação, não sabe como funciona”, afirmou Flávio Martins. A ação conta com o apoio do Núcleo Social. “É um incentivador de ações como essa, que promovem o conhecimento, a preservação e o desenvolvimento nas mais diferentes esferas”, disse Reginalva Mureb, diretora-presidente da concessionária.

Por uma gota de consciência

Para incentivar as pessoas a praticar o consumo consciente desse bem tão precioso, a Águas de Teresina (PI) trabalhou junto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente na comemoração. A Gincana das Águas, atividades e brincadeiras educativas, abriu a programação que contou com palestra sobre a importância da preservação da água.

Em outro ponto da cidade foi montado um “stand de experiências” com informações educativas e interativas sobre tratamento, uso consciente da água e sustentabilidade. Os visitantes conheceram como funciona um laboratório de água e participaram de um quiz. Maquetes sobre o tratamento de água feitas por alunos de escolas municipais também foram expostas.

“A educação ambiental é fundamental. Aqui reforçamos nosso compromisso de promover cidadania e qualidade de vida. Nessa caminhada precisamos do apoio das pessoas, com hábitos conscientes e evitando o desperdício”, destacou Bárbara Melo, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina.

Pintando um cenário mais promissor

Visitas especiais na ETA com grupos de líderes comunitários, distribuição de mudas nativas e espetáculos teatrais fazem parte do extenso programa de celebrações da Prolagos (RJ). Será um mês de comemorações, incluindo o início de obras de implantação de rede de água, o monitoramento da Lagoa de Juturnaíba e o início de um novo projeto de uso do lodo resultante do tratamento de esgoto. Tudo por um futuro melhor para a água e para todos.

O cenário que a concessionária está construindo para os recursos naturais ficará estampado em pinturas. Bianca Vieira teve ajuda de alunos de uma escola municipal para fazer o grafite em um mirante de Armação dos Búzios. “Meu tio é grafiteiro e eu sempre tive vontade de grafitar. Poder participar do projeto e ajudar a melhorar a imagem de um ponto turístico é muito bom”, relata Arthur Andrade, de 14 anos.

“Parte das nossas unidades receberão pinturas que irão remeter à cultura, esporte e ao meio ambiente local”, pontua Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos. A inauguração de uma biblioteca comunitária na sede da Associação de Moradores do Vila Verde, em Armação dos Búzios, vai fechar a programação, no final de março.

Pular para o conteúdo