Teresina comemora 170 anos com mais saneamento

Teresina 170 anos Aegea

A capital de Teresina (PI) comemora 170 anos de emancipação em 16 de agosto. Com cinco anos de atuação na cidade, a Águas de Teresina vem proporcionando à população teresinense uma nova realidade no que diz respeito ao universo do saneamento básico.

Desde 2020, o acesso à água tratada foi universalizado e agora a empresa avança na cobertura de esgotamento sanitário com a meta de até 2033 alcançar a cobertura de esgoto para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.

Cobertura de esgoto mais que dobrou

Atualmente, o principal foco é garantir a universalização do acesso aos serviços de coleta e tratamento do esgoto. Esgoto a céu aberto ainda é realidade na capital teresinense. Desde que começou a operar na cidade, a Águas de Teresina mais que dobrou a cobertura de esgotamento da cidade.

A rede, que era de 19%, saltou para 42,6%. Até 2024, a cidade terá elevado o índice para 59%. A universalização do serviço deve acontecer em 2033, como prevê o Marco Legal do Saneamento. O avanço das obras de esgoto abrirá as portas da cidade para um novo patamar de desenvolvimento.

Além de melhorar diretamente a saúde e a qualidade de vida da população, o saneamento também contribui para a preservação ambiental dos rios, para a valorização imobiliária, o crescimento do turismo e também para a atração de novos investimentos.

Cidade saneada: mais saúde e respeito ao meio ambiente

“Com a cidade saneada, os indicadores de saúde melhoram e a população ganha mais qualidade de vida. Ter saneamento é cuidar do meio ambiente, preservando os recursos hídricos e tratando corretamente os dejetos. Por isso, seguimos investindo para tornar Teresina referência em respeito ao meio ambiente”, diz Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Teresina.

Teresina 170 anos Aegea

Mais dignidade para os moradores

Por meio do saneamento, a Águas de Teresina tem impactado positivamente a vida de muitos teresinenses, como é o caso da Lindinalva Francisca de Freitas, moradora do bairro Tabocas, que atualmente comemora o fato de ter acesso à água tratada para viver com dignidade.

“Aqui na minha região, não tínhamos saneamento básico. Cheguei a ficar internada, por consumir água que não tinha tratamento. Hoje, vivo uma realidade bem diferente, confio na água que é de qualidade e saudável, posso consumir sem medo de ficar doente novamente”, declara a moradora.

Atenção às famílias mais vulneráveis

Em Teresina, mais de 11 mil famílias são beneficiadas com a Tarifa Social, que concede 50% de desconto na fatura, programa prioritário nas unidades da Aegea que atendem o compromisso da empresa com a agenda ESG.

Por meio de parcerias com os líderes comunitários, a concessionária avança nessa ação de caráter inclusivo com mutirões de atendimento para ampliar ainda mais o benefício.

“A Tarifa social é uma oportunidade de oferecer mais saúde e dignidade na vida dessas pessoas com uma renda baixa. Nosso propósito é trabalhar para que mais famílias tenham acesso à água tratada”, afirma Fernando Lima, diretor-executivo da Águas de Teresina.

Pular para o conteúdo