“A inovação tem ajudado a moldar a Aegea como ela é”, disse Maurício Endo, diretor de Inovação e Parcerias Estratégicas da empresa na abertura do lançamento do Prêmio Inovação Aegea 2024.
Para Fábio Augusto Souza, gerente de Inovação, para continuar evoluindo é preciso inovar.
“Para criar futuros mais azuis, precisamos atender as necessidades e a excelência nos serviços prestados por meio de inovação, processos e métodos que impactam positivamente as comunidades e contribuam para a evolução do setor”, disse.
“Desafie o presente. Crie o futuro”
Com o mote “Desafie o presente. Crie o futuro”, o Prêmio Inovação Aegea tem como foco principal reconhecer os melhores projetos e ideias implementadas que foram desenvolvidas pelos colaboradores ao longo de 2023.
“Participar da premiação traz reconhecimento profissional, desenvolvimento pessoal e profissional, aumenta a conexão entre pessoas e unidades, além do prêmio e bonificações”, explicou Graziele Vella, analista de Inovação, durante a live.
Novidades da premiação em 2024
A premiação chega à 8ª edição cheia de novidades. Para aumentar a abrangência dos temas e a participação dos colaboradores, as categorias de avaliação foram ampliadas.
Os desafios diretamente conectados à prestação de serviços e ao atendimento ao cliente agora estão em linha com o novo Plano Estratégico de Inovação.
Ao invés de duas categorias, agora são cinco, nas áreas de água, esgoto, trabalho de campo, atendimento ao cliente e performance e processos.
As cinco categorias
- Novas Tecnologias para Atendimento de Água: incentivo aos projetos que implementam automação; recuperação de água; modernização de ETAs, e produção descentralizada, aproximando o tratamento dos consumidores.
- Novos Métodos para Tratamento de Esgoto: projetos que exploram tecnologias inovadoras para disposição e tratamento do lodo; automação e eficiência energética promovendo eficiência e sustentabilidade no processo.
- Equipes de Campo 4.0: iniciativas que melhoram a roteirização, segurança, capacitação e execução dos serviços, tornando as operações mais eficientes.
- Evolução do Atendimento ao Cliente: é a inovação melhorando a experiência do usuário, com soluções que reduzem tempos de resposta; aumentem a satisfação e tornem o atendimento mais ágil e personalizado.
- Melhorias de Performance e Processos: soluções que aumentam a produtividade; reduzem custos; desburocratizem processos e gerem mais qualidade nas entregas.
Quem pode se inscrever
Colaboradores de todos os cargos, exceto gerentes, diretores-executivo e diretores. A premiação é aberta a todas as áreas (técnicas e de negócios) e unidades. Equipes devem ter, no máximo, três pessoas por projeto.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Plataforma Inovae, na Campanha: Desafios de Inovação | Prêmio Inovação.
Critérios de avaliação
Serão utilizados cinco critérios para avaliar os projetos inscritos: maturidade, escalabilidade, diferenciação, complexidade e impacto.
A pontuação máxima será de 100 pontos, de acordo com a aderência, sendo 20 para alta, 10 para média e 5 para baixa.
Prazos
Inscrições de 4 de novembro a 29 de novembro. São três etapas de avaliação e a premiação acontece em 20 de dezembro.