Reportagem busca entender a seca do Rio Amazonas e ganha destaque em premiação de jornalismo ambiental

Reportagem busca entender a seca do rio Amazonas e ganha destaque em premiação de jornalismo ambiental
Texto: Camila Henriques

A premiação da Águas de Manaus (AM) foi realizada no dia 14 de janeiro, na capital amazonense, reconhecendo profissionais e universitários que produziram materiais sobre temas relacionados ao saneamento básico.

Em sua terceira edição, foram entregues 23 prêmios em nove categorias. Este ano, a premiação teve crescimento no número de inscritos, com mais de 200 materiais concorrendo aos prêmios.

Para o diretor-presidente da concessionária, Pedro Augusto Freitas, é uma demonstração da relevância dos temas do saneamento, principalmente falando de Manaus, uma cidade localizada no maior bioma do mundo.

A reportagem mais votada

A reportagem “O caminho à nascente do Rio Amazonas” foi a mais votada entre todas as inscritas e demonstra a importância do saneamento para toda a região. Um trabalho em equipe da Rede Amazônica feito pelos repórteres Daniela Branches, Alexandro Pereira, Luciane Marques e Henrique Filho.

“Estamos vivendo um período de mudanças climáticas tão intenso e queríamos muito chegar até a origem do maior rio do mundo para entender por que, em alguns pontos da Amazônia, ele estava secando tanto. Chegar até o cume do Monte Mismi foi um desafio enorme. Foram horas de caminhada, a passos minúsculos, enfrentando o ar rarefeito. Agora, vencer o prêmio da Águas de Manaus  é uma emoção gigante”, destacou Branches.

Nova categoria: Trata Bem Manaus

Nesta edição, a novidade foi a inclusão da categoria Trata Bem Manaus, dedicada exclusivamente a materiais sobre os serviços de esgoto.

“Foram vários meses de trabalho de identificação dos dados para levar o melhor para o nosso telespectador, entendendo, principalmente, os desafios que a cidade enfrenta e o que já tem sido feito. Fomos até uma comunidade e conhecemos a história de uma moradora. Muita gente não sabe o que acontece com os resíduos que saem das casas, todos os procedimentos, então entender cada detalhe desse processo foi fundamental para que a gente pudesse buscar o melhor caminho para produzir essa reportagem”, explica Luiz Henrique Almeida, da TV A Crítica, vencedor na categoria.

Saiba mais sobre as reportagens premiadas e veja a lista de vencedores do 3º Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental clicando aqui.