Abril Verde e Azul: campanhas incentivam o cuidado com a vida em todas as dimensões

Abril Verde e Azul: campanhas incentivam o cuidado com a vida em todas as dimensões

Marcado por campanhas que promovem a saúde, o bem-estar e a prevenção, abril traz o Dia Mundial da Saúde (em 07/04), o Abril Verde, que destaca a importância da segurança no trabalho, e o Abril Azul, voltado à conscientização sobre o autismo.

Pensando nisso, o Aegea Blog preparou um conteúdo especial com informações e dicas práticas para o seu dia a dia.

Além de orientações sobre autocuidado, qualidade de vida e inclusão, trazemos também as Dicas de Ouro de Segurança — um compromisso constante da Aegea com a integridade de todos. Afinal, cuidar da saúde física e mental é essencial para uma vida com mais equilíbrio e segurança.

Abril Verde e Abril Azul: um chamado à consciência coletiva

De um lado, o Abril Verde busca reduzir os índices de acidentes e doenças ocupacionais. A cor verde, que simboliza a saúde, ilumina prédios e laços usados por trabalhadores e empresas engajadas na causa.

A campanha lembra especialmente o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, em 28 de abril, reforçando a importância de ambientes corporativos seguros e saudáveis. Palestras sobre ergonomia, saúde mental, prevenção de acidentes e campanhas de EHS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) fazem parte das ações mais comuns.

Do outro lado, o Abril Azul dá visibilidade à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A data de 2 de abril, instituída pela ONU, marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Ao longo do mês, escolas, empresas e instituições se mobilizam com ações educativas, rodas de conversa, oficinas e iluminação de monumentos na cor azul.

O foco é claro: combater o preconceito, ampliar o conhecimento da sociedade e incentivar políticas públicas voltadas ao diagnóstico e apoio às pessoas autistas e suas famílias.

Conscientização necessária

Ao ampliar o conhecimento da população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Abril Azul contribui para que mais diagnósticos sejam feitos de forma precoce e que o convívio com pessoas autistas ocorra com mais empatia e respeito.

Entre os principais focos da campanha estão:

  • Informar sobre os sinais e características do autismo;
  • Estimular o diagnóstico precoce e o acesso a terapias especializadas;
  • Promover a inclusão em ambientes escolares, profissionais e sociais;
  • Combater o preconceito e a desinformação.

Conscientizar é o primeiro passo para uma sociedade mais justa, onde respeito, diversidade e acolhimento caminham juntos.

Saúde no trabalho e respeito

A união dessas duas campanhas nos lembra que a saúde e o respeito ao próximo são pilares fundamentais para uma sociedade mais justa e humana. E para a Aegea, que atua diretamente com saneamento — um serviço essencial à vida — esses temas dialogam com sua missão de promover saúde, inclusão e dignidade.

Assim como o saneamento transforma vidas, garantindo saúde, qualidade de vida e desenvolvimento, o Abril Verde e Abril Azul reforçam que a prevenção, o cuidado e a empatia são atitudes que merecem visibilidade.

Regras de Ouro para segurança no trabalho

A equipe de EHS da Aegea criou as Regras de Ouro de Segurança, alinhadas aos talentos e comportamentos desejados da empresa. As regras buscam prevenir os principais riscos associados às atividades envolvidas no dia a dia das operações da companhia, abrangendo todas as suas unidades.

As dicas devem ser seguidas à risca, pois salvam vidas e previnem acidentes.

As 10 Regras de Ouro de Segurança

1ª Regra: Trabalho em Altura.

“Nunca realize ou autorize o trabalho em altura superior a 2 metros sem treinamento específico.”

2ª Regra: Espaço Confinado.

“Obtenha autorização e permissão antes de iniciar as atividades em espaço confinado”.

3ª Regra: Movimentação de Cargas.

“Planeje as operações de movimentação, isole e sinalize a área”.

4ª Regra de Ouro: Serviços de Escavação.

“Assegure que há medidas de controles para os riscos e que a área esteja isolada e sinalizada”.

5ª Regra de Ouro: Bloqueio, Identificação de Zero Energia.

“Nunca execute manutenções ou intervenções em instalações sem ter certeza de que todas as fontes de energias (elétricas e fluídas) tenham sido bloqueadas, identificadas e testadas”.

6ª Regra de Ouro: Veículos e Equipamentos Móveis.

“Para conduzir veículos e equipamentos móveis, mantenha habilitação e treinamento válidos e opere com autorização da liderança imediata”.

7ª Regra de Ouro: Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva.

“Utilize todos os equipamentos de proteção (individuais e coletivos, os EPIs e EPCs) definidos para cada atividade”.

8ª Regra de Ouro: Análise Preliminar de Risco e Permissão de Trabalho.

“Somente inicie as atividades de alto risco (por exemplo: altura, espaço confinado, escavação e eletricidade) depois da Análise Preliminar de Risco (APR) e da Permissão de Trabalho (PT)”.

9ª Regra de Ouro: Comunicação de acidentes e condição insegura.

“Comunique imediatamente para a liderança direta e para a área de segurança do trabalho todo acidente ou quase acidente de trabalho, bem como qualquer condição ou prática insegura”.

10 ª Regra de Ouro: Direito de Recusa.

“Nunca realize uma atividade sem conhecer os riscos e sem cumprir todas as medidas de controle exigidas”.