Nos dias 11 e 12 de junho, o AegeaHub promoveu o seu primeiro hackathon de inovação, um marco na busca por novos modelos de negócios, processos e tecnologias a partir da descoberta de algo novo e da colaboração entre os talentos da Aegea.
Durante dois dias, o evento reuniu em Indaiatuba (SP) colaboradores de diferentes unidades da empresa para desenvolver soluções criativas voltadas a desafios estratégicos do setor de saneamento.
A maratona de inovação teve como objetivo explorar formas mais eficientes de resolver gargalos operacionais, com destaque para quatro eixos centrais: o aperfeiçoamento do cadastro de informações de clientes, para relacionamento personalizado; solução financeira para ligação interna de esgoto; a confiabilidade de dados das ferramentas digitais de gestão de perdas; e uso de dados para mapeamento de oportunidades comerciais com grandes clientes industriais.
As ideias vencedoras para impactar vidas além do saneamento
1º lugar: EducAE
Para o desafio de melhorar o cadastro para, a partir dele, ter a percepção de valor do cliente, a equipe entendeu que seria necessário criar motivação para que o cliente forneça seus dados atualizados e corretos.
A solução proposta é ir além do saneamento, transformando vidas e fortalecendo laços com os clientes por meio de uma plataforma de cursos e capacitações gratuitos.
A equipe vencedora é formada por Marcelo Rego, coordenador Comercial da Águas de Valadares (MG); Augusto Batista, coordenador de Operações da Águas Guariroba (MS); e Isabella Haddad, coordenadora Comercial da Corsan (RS).
2º lugar: InterligAE
A baixa adesão dos usuários à rede de esgoto, a dificuldade financeira dos clientes de baixa renda e a falta de conhecimento sobre a obrigatoriedade da conexão estavam entre os desafios listados.
A partir deles, a equipe desenvolveu o Projeto InterligAE, que envolve um conjunto de iniciativas que vão desde a capacitação de mão de obra local até o financiamento por meio do microcrédito.
Fazem parte da equipe os colaboradores Pedro Impieri, coordenador de Serviços da Águas de Teresina (PI); Ivanna Franck, coordenadora de Operações da Corsan; e Letícia Torres, também da Corsan.
3º lugar: AEPerdas
O terceiro projeto estava relacionado à necessidade de confiabilidade de dados na operação em relação à coleta de dados em campo, faturamento e base histórica que apresentavam falta de confiabilidade.
O grupo vencedor propôs um processo inovador de crítica de leitura com validação externa. A proposta prevê a correção de dados históricos com base em novas coletas de campo e análise georreferenciada, trazendo mais precisão ao volume de água micromedido e, consequentemente, ao faturamento.
A ideia foi desenvolvida por colaboradores da Águas do Rio: a coordenadora Jurídica Ana Clara Alves e os coordenadores de Operações André Luis Alves e Daniel dos Santos.
4º lugar: Viva o seu sonho
A equipe de Kerlin Wermann, coordenador de Operações de Palhoça; Gabriela Cassimiro, coordenadora de Operações da Mirante; e Gabriel Caprera, coordenador de Engenharia da Aegea, trabalhou para melhorar as informações cadastrais e aproximar o contato com o cliente.
Fizeram a proposta de uma campanha de atualização cadastral inteligente, oferecendo brindes e tornando o ato de atualizar os dados algo natural, proporcionando ao cliente a oportunidade de realizar o seu sonho.
Mais que competição, uma nova cultura
Segundo os participantes, o hackathon reforça o papel do AegeaHub como catalisador de ideias e soluções que dialogam com os desafios do dia a dia da Companhia.
“Não existe uma solução única. A inovação vem da combinação de diferentes perspectivas e da escuta ativa dos problemas reais da operação”, destacou a organização do evento. Além de estimular a criatividade, a iniciativa fortalece uma cultura de protagonismo, alinhada aos valores de eficiência e excelência da Aegea.
Com resultados promissores e grande engajamento dos times, o sucesso do primeiro hackathon abre caminho para novas edições e sinaliza o compromisso da Aegea com a inovação como motor de transformação no saneamento.