A cidade de São Pedro da Aldeia (RJ) deu um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável com a entrega da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Executada pela Prolagos, em parceria com a Prefeitura, a obra aumenta em 20% a capacidade da estação, que passa a operar com vazão de 180 litros por segundo, frente aos 150 litros anteriores.
Automação e controle remoto elevam a eficiência da operação
A modernização foi pensada para atender o crescimento populacional e a alta demanda nos períodos de verão. A nova estrutura inclui decantadores para remoção de sólidos, sistema de adensamento de lodo, tanque biológico com reatores aeróbios e um moderno canal de desinfecção por ultravioleta, tecnologia que elimina micro-organismos sem uso de produtos químicos.
Além da infraestrutura física, a estação agora conta com um sistema de automação para monitoramento remoto em tempo real, feito pelo Centro de Controle Operacional da Prolagos. Isso garante mais precisão no controle da qualidade do efluente tratado e maior agilidade em eventuais ajustes operacionais.
Obra estratégica para a saúde, qualidade de vida e meio ambiente
“Essa aqui é uma obra que a Prolagos executa, mas é uma conquista da sociedade. Mais que ampliar em 20%, estamos entregando um novo patamar com o tratamento terciário, que devolve ao meio ambiente água de muito mais qualidade. O impacto vai além do técnico, envolve saúde, geração de emprego, renda e qualidade de vida”, afirmou Sinval Andrade, presidente da Prolagos.
A ETE São Pedro da Aldeia é estratégica para a proteção da Lagoa de Araruama, integrando o cinturão coletor que contorna a lagoa e impede o lançamento de esgoto in natura. Com a ampliação, a estação se soma a outras seis unidades da Prolagos, que juntas processam quase 100 milhões de litros de esgoto por dia.
“Essa ampliação é um passo a mais em direção ao desenvolvimento consciente da nossa cidade. Acompanhamos de perto toda a obra, pois união e compromisso são essenciais para evoluir”, destacou o prefeito Fábio do Pastel.
Tratamento avançado permite reuso da água e novas oportunidades
A obra também abre portas para o uso de água de reuso em atividades como agricultura, uma inovação destacada pelo secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira. “Essa vai ser uma estação também de água de reuso, o que significa mais oportunidades de uso sustentável”, explicou.
O evento de inauguração reuniu representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Prolagos, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Consórcio Bacia Hidrográfica São João, além de lideranças locais e técnicos.