Aegea 15 anos: a transformação do saneamento contada por quem faz a história

Aegea 15 anos: a transformação do saneamento contada por quem faz a história
Texto: Felipe Arguelho e Rosiney Bigattão

Ao longo de 15 anos, a Aegea protagonizou uma das trajetórias mais  transformadoras do setor de saneamento no Brasil. De duas concessões plenas, iniciadas em 2010 — uma em Campo Grande (MS) e outra em cinco cidades na Região dos Lagos (RJ) —, a empresa passou a atender mais de 865 municípios em todas as regiões e biomas do país. Consolidou-se, assim, como uma das principais operadoras de saneamento do Brasil.

O orgulho de quem viu a transformação de perto

A Companhia cresceu de maneira consistente ao longo desses 15 anos, mantendo no centro desse avanço sua cultura, seus valores e seu propósito, conectados a uma estratégia bem definida, ao planejamento e ao rigor financeiro. E por trás dessa jornada de crescimento estão pessoas que, com dedicação e talento, movimentam vidas todos os dias. São profissionais que viram a Aegea nascer, crescer e se reinventar — e que também se desenvolveram com ela.

Do primeiro emprego à liderança: a jornada de Daniel

Fazer parte da história da Aegea nesses 15 anos é um motivo de orgulho para Daniel Xavier. Hoje coordenador de Planejamento Orçamentário e Sistemas na Águas do Rio, Daniel entrou na Companhia em 2010, aos 19 anos. Viveu as transformações de perto, e sua história e a da Aegea unem crescimento profissional, impacto social e melhorias concretas na vida de milhões de brasileiros.

“Ao longo dessa jornada, eu pude viver experiências que me marcaram profundamente na vida pessoal e profissional. Eu entrei na empresa muito jovem, hoje estou com 35, indo para 36. Foi meu primeiro emprego, toda a minha carreira eu fiz dentro da Aegea durante esses anos.”

Com crescimento consistente e sustentável, a Aegea chegou a 865 municípios. Colaboradores com 15 anos de casa relembram os desafios e conquistas dessa jornada. Confira.

Recuperação da Baía de Guanabara

Em sua trajetória, Daniel passou por diversas unidades e desafios. “Atuei em Rondônia, entre 2017 e 2019, em um momento de muito aprendizado. Depois fui para a Águas Guariroba, em Campo Grande (MS), onde aprofundei minha vivência técnica. Em seguida, veio o maior projeto até então: a Águas do Rio. Voltar para meu estado natal e fazer parte dessa transformação foi muito especial”, afirma.

Ele destaca os avanços na capital fluminense: “Ver o impacto do saneamento em comunidades e na recuperação da Baía de Guanabara reforça a importância do que fazemos. É um legado para as próximas gerações.”

Saneamento que gera impacto social e ambiental

“Aqui no Rio, muitas famílias foram impactadas desde 2021, estamos levando dignidade, principalmente em comunidades onde o esgoto era a céu aberto. Hoje, vemos a Baía de Guanabara começando a ter balneabilidade, lagoas e canais sem esgoto in natura. Saber que faço parte dessa transformação me dá certeza de que nosso trabalho tem valor incalculável, para o presente e para as futuras gerações.”

A recuperação da Lagoa Araruama

Yuri Klein, especialista em engenharia, também acompanhou de perto o crescimento da Companhia. Ele ingressou em 2009, na Prolagos (RJ), um ano antes da criação da Aegea, e já soma 16 anos na empresa. “Comecei nas vistorias e depois atuei na área de perdas. Mais tarde, fui para a inovação, depois para a Águas do Rio, e hoje estou na área de gestão e controle de perdas da Aegea”, resume.

Entre os momentos marcantes, Yuri relembra a recuperação ambiental da Lagoa de Araruama. “Antes da Prolagos assumir, em 1998, a lagoa estava praticamente morta. Hoje, vemos peixes, pescadores, famílias e turistas aproveitando a qualidade da água, fruto dos investimentos em saneamento. Isso é muito gratificante”, diz.

Para ele, acompanhar a evolução da Companhia também é motivo de orgulho: “Quando entrei, eram só duas unidades: Prolagos e Águas Guariroba. Hoje, são 865 municípios. A empresa cresceu investindo muito em tecnologia, oferecendo serviços de qualidade e eficiência. É um orgulho fazer parte dessa história.”

Novas histórias

Na próxima semana, o Aegea Blog traz novos relatos de pessoas que estão acompanhando de perto e contribuindo para a jornada de transformação que os 15 anos da Aegea representam para o saneamento no Brasil.