ESG e eficiência operacional são pilares do crescimento da Aegea

“As empresas que desejam ter vida longa precisam ter apoio no social e na sustentabilidade”, afirmou o vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea, Rogério Tavares, durante o Expert XP 2021, um dos maiores eventos de investimentos do mundo.  A Aegea foi uma das participantes do evento que discutiu temas de relevância para o desenvolvimento sustentável do planeta e reuniu líderes de diversos segmentos empresariais do Brasil e do exterior.

Em 2021, contou com a participação de nomes como o da ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton; o CEO da Zuckerberg Media, o empresário Chris Gardner, que deu vida ao personagem interpretado por Will Smith em “A Procura da Felicidade”; e o ex-prefeito de Nova Iorque e empresário, Michael Bloomberg. Rogério Tavares representou a Aegea no painel “A próxima fronteira de atuação empresarial”.

No evento online, os palestrantes trouxeram exemplos de ESG – conjunto de boas práticas ambientais, sociais e de governança. Os executivos convidados também demonstraram que investimentos, iniciativas sociais e com impacto ambiental resultam em um cenário sustentável e transparente, com impactos que vão além do resultado financeiro, fato de extrema importância principalmente no momento da pandemia atual.

As boas práticas da Aegea

Rogério Tavares explicou que a sigla ESG é inerente aos negócios de saneamento, tendo em vista que o setor possui grande impacto na vida da população, seja no aspecto ambiental ou socioeconômico. “A Aegea tem um olhar para o ESG muito definido, antes mesmo da popularização do termo. Trabalhamos em um setor de extrema importância para a população, principalmente as mais vulneráveis que ainda sofrem com a falta de água tratada, coleta e tratamento de esgoto. Nosso propósito é reduzir esse triste cenário do país e proporcionar qualidade de vida para as comunidades das regiões que atuamos”, ressaltou o executivo.

Ao longo dos seus onze anos a Aegea reforçou sua estrutura de governança lançando, entre outras ações, um comitê ESG.  Os projetos desenvolvidos pela companhia fortalecem os laços com lideranças comunitárias, levam educação ambiental para as escolas, promovem ações de conscientização ambiental, oferecem cultura, estimulam professores a trabalhar com o tema do saneamento em salas de aula e atendem aos anseios da população além de induzirem, sempre que possível, a igualdade entre os indivíduos, sobretudo a racial.

“É importante que a comunidade e a empresa estejam em sinergia, pois somente por meio deles conseguimos sanar problemas como irregularidades nas ligações de água, desperdícios ou problemas técnicos. Trazemos as lideranças comunitárias para próximo e assim trabalhamos para entender e ajudar os moradores daquele local”, complementa Rogério. Eventos dessa esfera promovem conhecimento e engajamento entre diferentes executivos. A Aegea acredita que a troca de experiências guiam as companhias em direção a um modelo de negócio cada vez mais alinhado com a sustentabilidade, transparência e governança corporativa.

Para assistir o painel do dia 25 de agosto com Rogério Tavares, acesse e se inscreva no evento em: https://eventoexpert.xpi.com.br